Com Flamengo no topo, veja ranking dos maiores patrocínios máster do futebol brasileiro
Acordo com a Betano renderá R$ 268,5 milhões anuais ao clube rubro-negro a partir de setembro; valor supera contratos de São Paulo, Corinthians e Palmeiras
Flamengo lidera o ranking de maiores patrocínios máster do futebol brasileiro com o contrato recorde de R$ 268,5 milhões anuais firmado com a Betano, superando os valores de São Paulo, Corinthians e Palmeiras.
O Flamengo anunciou nesta segunda-feira, 18, a Betano como nova patrocinadora máster do clube, após a rescisão com a Pixbet. Oficialmente, os valores não foram revelados, mas o Estadão apurou que a casa de apostas repassará R$ 268,5 milhões anualmente ao clube da Gávea. Isso faz com que este seja o maior contrato de patrocínio no futebol brasileiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Este título já pertencia ao Flamengo, mesmo antes do acordo com a Pixbet. Até este mês, o contrato com a casa de apostas rendia R$ 115 milhões anuais aos cofres rubro-negros. Atrasos nos pagamentos e problemas com a Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda (SPA) fizeram com que o clube decidisse pela não renovação do vínculo.
Os valores anuais de Corinthians e São Paulo equivalem à uma média dos repasses fixos acertado durante o contrato. Em 2024, o clube alvinegro acordou receber um montante de R$ 309 milhões junto à sua patrocinadora, pelos próximos três anos. O mesmo ocorre com o São Paulo após a renovação com a Superbet nesta temporada, até 2030 — quando o clube comemorará seu centenário —, no valor fixo de R$ 678 milhões.
Neste primeiro ano do novo acordo, o São Paulo recebe R$ 78 milhões de sua patrocinadora. Já o Corinthians, considerando repasses relacionados a ação de marketing, recebe R$ 69,5 milhões da Esportes da Sorte. No caso do time alvinegro, ainda houve R$ 50 milhões relacionados à contratação de Memphis Depay.
Atlético-MG (H2Bet), Vasco (Betfair), Botafogo (VBet) e Santos (7K) aparecem na sequência, com valores que giram entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões por temporada. No top 10 do futebol brasileiro, todos os principais acordos são com casas de aposta.
Contrato recorde com a Betano
Na última sexta-feira, o Flamengo anunciou que seis casas de aposta concorriam pelo patrocínio máster. O Estadão apurou que três propostas eram mais atrativas à diretoria: além da Betano, Sportingbet e Superbet surgiram como possibilidades para ocupar o espaço máster na camisa do clube rubro-negro. A estreia da nova parceira ocorrerá a partir de setembro.
A tendência é que, a partir da oficialização do Flamengo, próximos acordos a serem firmados com os clubes brasileiros tenham o seu valor aumentado proporcionalmente. No momento, os repasses anuais da casa de aposta superam em mais de R$ 100 milhões em relação àqueles do "Trio de Ferro" de São Paulo.
Apesar de a Betano já patrocinar o Campeonato Brasileiro, não existe uma restrição, na legislação da CBF, que a marca seja impedida de ostentar seu nome em algum clube. O mesmo já ocorreu em outras oportunidades, como no período em que a Kia, empresa do setor automobilístico, tinha o naming right da Copa do Brasil e apoiava o Palmeiras.
O mesmo vale para a própria Betano, que tinha acordos com Atlético Mineiro e Fluminense ao mesmo tempo que tinha o naming right da Copa do Brasil e Brasileirão.
Confira o top 10 dos maiores patrocínios máster do futebol brasileiro
- Flamengo (Betano) - R$ 268,5 milhões anuais
- São Paulo (Superbet) - R$ 113 milhões
- Corinthians (Esportes da Sorte) - R$ 103 milhões
- Palmeiras (Sportingbet) - R$ 100 milhões
- Atlético-MG (H2bet) - R$ 60 milhões
- Vasco (Betfair) - R$ 57,5 milhões
- Botafogo (VBet) - R$ 55 milhões anuais
- Santos (7K) - R$ 52,5 milhões
- Fluminense (Superbet) - R$ 52 milhões
- Grêmio e Internacional (Alfa.bet) - R$ 50 milhões