Relembre "Maracanazos" recentes do Flamengo
Os jogadores do Flamengo vibraram intensamente após a vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, neste domingo, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Com a proximidade da conquista do título brasileiro, a torcida rubro-negra já prepara a festa para o duelo de domingo contra o Grêmio, no Maracanã. No entanto, lições recentes servem de exemplo para que o elenco não se contagie pelo clima de euforia que vai tomar conta da Gávea durante a semana e evite um "Maracanazo".
» Fotos de Corinthians x Flamengo 
» Fla vence, assume ponta e fica perto do hepta
» Vote e eleja os destaques do Campeonato Brasileiro
» Veja a classificação atualizada
O inesperado empate por 0 a 0 com o Goiás, na 36ª rodada, deixou os jogadores em alerta. Alguns deles admitiram que faltou concentração e sobrou nervosismo, já que a vitória levaria o time pela primeira vez à liderança do Campeonato Brasileiro. O técnico Andrade é o primeiro a baixar a poeira: "o jogo contra o Grêmio será dificílimo. Ainda não ganhamos nada."
Para evitar que o clima festivo influencie os jogadores, é possível que a preparação do time para o jogo decisivo contra o Grêmio seja realizada em Atibaia-SP, ou, mais provável, na Granja Comary, concentração da Seleção Brasileira em Teresópolis-RJ.
O vice-presidente de Futebol, Marcos Braz, vai se reunir com outros dirigentes e com o supervisor Isaías Tinoco para decidir se vale deixar a cidade a partir de quarta-feira. "Enfrentar o Grêmio, campeão mundial e da Libertadores, é sempre difícil. Hoje (domingo) é dia de festa. Mas apenas isso. A partir de segunda-feira a concentração será total", disse.
O goleiro Bruno se lembra até hoje da derrota por 3 a 0 para o América do México, no Maracanã, resultado que eliminou o Flamengo da Copa Libertadores de 2008. "Aquela partida está entalada até hoje na minha garganta. Somos jogadores maduros, já passamos por algumas decepções com o Maracanã lotado, e vamos lutar muito para que isto não aconteça novamente", prometeu.
O volante Toró é outro que mantém os pés no chão. "Enfrentar o Grêmio é sempre difícil. A torcida pode comemorar, mas, para nós, não pode existir oba-oba", disse o jogador.
Veja fiascos recentes do Flamengo no Maracanã:
Final Copa do Brasil 2004 - Flamengo 0 x 2 Santo André
Libertadores 2007 - Flamengo 2 x 0 Defensor Sporting (eliminado)
Libertadores 2008 - Flamengo 0 x 3 América do México (eliminado) Brasileiro 2008 - Flamengo 0 x 3 Atlético-MGBrasileiro 2008 - Flamengo 3 x 3 Goiás
Estadual 2009 - Flamengo 1 x 3 Resende
Brasileiro 2009 - Flamengo 0 x 0 Goiás