0

Fla tem 46% de chances de ser campeão; Santos, 32%

4 set 2019
14h38
atualizado às 14h41
  • separator
  • 0
  • comentários

O matemático Tristão Garcia é um dos mais conceituados do País quando o assunto gira em torno das chances dos times envolvidos em competições de futebol. Está sempre atualizando seus dados relacionados, por exemplo, ao Campeonato Brasileiro. Desta vez, com a arrancada do Flamengo nas últimas rodadas, a possibilidade de o Rubro-Negro conquistar o título chega a 46%. O rival mais próximo, segundo Tristão, é o Santos, com 32%.

De Arrascaeta, do Flamengo, comemora após marcar gol na partida contra o Palmeiras válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019, no Estádio do Maracanã
De Arrascaeta, do Flamengo, comemora após marcar gol na partida contra o Palmeiras válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019, no Estádio do Maracanã
Foto: MARCELO DE JESUS/RAW IMAGE / Estadão

Vale lembrar que o Brasileiro ainda está no seu primeiro turno, com 17 rodadas disputadas. De todo modo, os dois principais candidatos, no momento, já se situam bem distantes dos demais concorrentes.

O Palmeiras, por exemplo, aparece com apenas 7% de chances, na avaliação do matemático. São Paulo e Corinthians têm, cada um, 5%.

Depois desse quinteto de favoritos, há outros cinco clubes que figuram como postulantes ao título, mas com somente 1% de possibilidade: Internacional, Atlético-MG, Bahia, Athletico-PR e Botafogo.

Pelos cálculos de Tristão, quatro grandes já estão totalmente fora da disputa pelo primeiro lugar: Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Fluminense – este em 18º lugar e com sério risco de rebaixamento.

Para fazer esse trabalho, o matemático leva em consideração o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição. A avaliação se dá, em geral, em função dos adversários e do fator local.

Veja também:

 

Fonte: Silvio Alves Barsetti
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade