Fatos inacreditáveis afastam São Paulo do título brasileiro
Dois fatos raros envolvendo o São Paulo na história recente do Campeonato Brasileiro por pontos corridos afastam o título nacional do Morumbi. Ambos têm referências com duas características do elenco tricampeão da Série A: regularidade e consistência defensiva.
» Veja fotos de Goiás x São Paulo 
» Goiás faz quatro e deixa São Paulo distante do hepta
» Chance é nenhuma, diz dirigente sobre título do São Paulo
» Vote e eleja os destaques do Campeonato Brasileiro
Não bobear em momentos de pressão foi uma marca do São Paulo nas temporadas do tricampeonato com Muricy Ramalho. Por isso, os são-paulinos não foram tirados da liderança nos últimos anos: foram 55 rodadas como líder entre 2006 e 2008. A última vez que havia perdido a ponta foi na sexta rodada de 2004.
Em 2009, o São Paulo esteve à frente nas jornadas 34ª, 35ª e 36ª. Mas, no domingo, caiu contra o Goiás e entregou a liderança ao Flamengo.
Outro ponto decisivo para o São Paulo perder a liderança foi o desempenho defensivo ruim. Ainda dono da zaga menos vazada do Campeonato Brasileiro de 2009, o time de Ricardo Gomes sofreu sete gols nos últimos dois jogos, contra Botafogo e Goiás.
Uma sequência defensiva tão ruim em dois jogos não acontecia ao São Paulo desde a temporada 2001. Depois de baterem o Cruzeiro por 2 a 1 na 26ª rodada do Brasileiro daquele ano, os são-paulinos levaram 7 a 1 contra o Vasco em São Januário.
Levar quatro gols em um mesmo jogo também é incomum para o São Paulo e não acontecia desde a 15ª rodada do Campeonato Paulista de 2008, em clássico que o Palmeiras venceu por 4 a 1 - três gols deste jogo foram de pênalti.
São Paulo na liderança do Campeonato Brasileiro:
2006: 27 rodadas
2007: 22 rodadas
2008: 6 rodadas
2009: 3 rodadas