Em "tarde especial", Elano volta e ganha camisa 8 do Santos
- Diego Garcia
- Direto de Santos
Após cinco temporadas, o meio-campista Elano, 29 anos, está de volta à Vila Belmiro. Contratado junto ao Galatasaray por 2,9 milhões de euros (R$ 6,6 milhões), o jogador, que assinou um vínculo de três anos com o Santos, foi apresentado neste domingo e voltou a vestir a camisa alvinegra - ele recebeu das mãos do presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro o uniforme de número 8.
"Continua caindo bem em mim", disse o jogador, aos risos. "O filho pródigo à casa torna", afirmou o mandatário santista, orgulhoso. "Eu continuo o mesmo Elano, voltei para o lugar de onde nunca quis sair. Eu diria que é uma das tardes mais especiais da minha vida", acrescentou o atleta.
Elano atuou nas categorias de base do Guarani e da Internacional de Limeira. Chegou ao Santos em 2001 e permaneceu por quatro anos, levantando os troféus dos Campeonatos Brasileiros de 2002 e 2004.
O meia deixou o clube no início de 2005 e defendeu as cores do Shakhtar Donetsk, onde foi bicampeão ucraniano (2005 e 2006) e da Supercopa do país (2005). Posteriormente, rumou para o Manchester City e, em seguida, para o Galatasaray, clube que representava antes de retornar ao Brasil.
O jogador também se destacou com a camisa da Seleção Brasileira, vencendo a Copa América (2007) e a Copa das Confederações (2009). Na atual temporada, começou bem no Mundial da África do Sul, mas se machucou no segundo jogo, contra a Costa do Marfim, e não atuou mais na competição.