Gol, provocação, defesas e ira! Diego Souza "salvou" rodada
Time reserva no jogo do Inter, estádios sem torcida nas partidas de Goiás, Joinville e Ponte Preta, equipes mandando duelos longe de casa como Corinthians e Atlético-MG... A segunda rodada do Campeonato Brasileiro definitivamente não foi boa. Mas teve um personagem espetacular, que fez de tudo e que conseguiu, praticamente sozinho, ofuscar nove partidas com uma tarde de gala no estádio mais charmoso do Brasil.
Diego Souza, meio-campista do Sport, teve um domingo para ninguém botar defeito. O jogador de 29 anos, que andava meio esquecido depois de brilhar em times do Sudeste e de ter uma experiência sem muito brilho na Ucrânia, foi o nome do fim de semana de futebol no País. Diego fez gol, isolou-se na artilharia do Campeonato Brasileiro, provocou a torcida do Flamengo, jogou como goleiro, fez defesas importantes e ainda se revoltou em entrevistas após a partida. Ufa!
Tudo aconteceu em Flamengo x Sport, no Maracanã. A jornada de Diego Souza começou pouco antes do intervalo, quando converteu no ângulo direito de Paulo Victor um pênalti sofrido por Joeliton. Na comemoração, o meia não hesitou e apontou para o número 87 de sua camisa. O motivo? A numeração faz referência a 1987, ano cujo título do Campeonato Brasileiro vem sendo disputado de maneira ferrenha entre Flamengo e Sport nos tribunais em polêmica que se arrasta há mais de duas décadas.
Assim que deixou o campo para se dirigir aos vestiários, Diego Souza adotou, nas palavras, a mesma ousadia da vibração de seu gol – que o fez se isolar na artilharia do Campeonato Brasileiro com três gols de pênalti. “A comemoração vai para a torcida do Sport, que vibra bastante e que tem essa rivalidade de 1987 com o Flamengo. Mas 87 é nosso”, deu o recado.
Na volta para o intervalo, o Sport ampliou com Élber, viu o Flamengo diminuir com Canteros, e Diego Souza parecia meio sumido. Tudo mudou quando o goleiro Magrão sofreu lesão no ombro e não teve mais condições de permanecer em campo, já por volta dos 38min. Como o time pernambucano já havia feito as três substituições, sobrou para o meio-campista vestir a camisa azul, calçar as luvas e ir para o gol. Pronto. Era só o que faltava.
E, incrivelmente, Diego Souza conseguiu aumentar o seu nível de atuação mesmo em uma posição tão particular com a de goleiro. O atleta esbanjou segurança ao sair do gol e interceptar no mínimo três cruzamentos e ainda fez um defesa complicada no último minuto para segurar o 2 a 2 ao Sport. Ah... o gol anotado por Everton, que deu o empate ao Flamengo, não pode de jeito nenhum ser creditado a qualquer tipo de falha do camisa 87 – a bola foi no ângulo, indefensável.
O lance do segundo gol flamenguista, contudo, serviu para encerrar uma tarde inesquecível de Diego Souza. O jogador deixou o campo irado e desabafou em algumas entrevistas por causa de uma suposta falta de fair play carioca na jogada que igualou o placar. “Foi falta de respeito o que o Flamengo fez. Sei que os jogadores estavam pressionados, jogando em casa, mas eles vão pagar por isto lá na frente. O Campeonato Brasileiro tem muitas rodadas, uma hora eles vão cobrar este fair play. Mas, se depender da gente, não vão ter”, afirmou, apimentando a rivalidade entre os rubro-negros.
O domingo inspirado de Diego Souza foi certamente maior que as nove partidas da segunda rodada do Brasileiro. Assim, repercutiu imensamente nas redes sociais, onde permanece sendo comentado até agora. Veja, abaixo, as melhores tuitadas:
Diego Souza: revelado no Flu, beijou o escudo do Flamengo, declarou amor ao Vasco, mete gol no Flamengo pelo Sport e diz "87 é nosso". Ok"
— . (@gordoalceu) 17 maio 2015
Diego Souza quando agarrava no meu time no rachao sempre entregava!!! Hj pegou a bola do jogo!! Vai entender !! 😏
— Léo Moura (@leomoura2) 17 maio 2015
Diego Souza ou Deola? Qual o melhor goleiro?!
— Palmeirenses_ (@Palmeirenses_) 17 maio 2015
Diego Souza: pênalti preciso, "87 é nosso", jogou de goleiro e ainda chutou o pau da barraca no fim do jogo. Que dia
— Diego Toscano (@DiegobmToscano) 17 maio 2015
Sport se salvou, resultado acabou sendo bom. Diego Souza é melhor do que Bruno, do Santa!
— Fillipi Torres (@FillipiTorres) 17 maio 2015
queria dizer que DIEGO SOUZA mitou hoje
— Rodrigo Tomaz (@rod_tomaz) 18 maio 2015
"Dunga cogita convocar Diego Souza para a reserva de Jefferson."
— RNT (@rubionegrao) 18 maio 2015
Diego Souza melhor jogador do Brasileiro sem mimi. Além de artilheiro é goleiro
— Helivan (@HelivanPinto) 18 maio 2015
Um exemplo. Diego Souza do Sport. Isso mesmo, do SPORT, seria titular absoluto do Grêmio. Mas trouxeram de volta Douglas. É pracabá!!!!!
— Jardel16Oficial (@Jardel16Oficia1) 18 maio 2015
Diego Souza BRILHOU sim! mostrou garra e determinação. Os times do Nordeste merecem respeito e serem reconhecidos.
— Emy Portilla (@princesada_any) 18 maio 2015
Esse ´foi o verdadeiro empate com sabor de vitória. ver DIEGO SOUZA com o 87 nas costas, garantindo o ponto e arretando a globo. foi massa!
— luiz carlos (@lulaferreria) 17 maio 2015
É bom que Diego Souza jogue logo 7 partidas no Sport, porque já já vai ter time da Série A atrás...
— Cassio Zirpoli (@Cassito_Z) 18 maio 2015
Uma aspiração: que a torcida do Sport acreditasse tanto no time como Diego Souza acredita
— Guilherme de Aquino (@gdeaquino_scr) 18 maio 2015