Artilheiro de "tudo", Jonas finaliza ano de quebras de recordes
O ano de 2010 ficará marcado para sempre na carreira do atacante Jonas. Autor de 44 gols na temporada, o jogador foi o artilheiro do Grêmio no Campeonato Gaúcho, na Copa do Brasil e no Brasileiro. Somente na principal competição nacional, anotou 23 vezes, o maior número de tentos marcados por um jogador do time gaúcho em uma só edição do campeonato.
Artilheiro do Campeonato Brasileiro, seis gols à frente do segundo colocado (o santista Neymar), Jonas quebrou também o recorde de gols marcados por um jogador desde que o campeonato de pontos corridos passou a contar com 20 clubes, em 2006. Com 75 gols anotados com a camisa do Grêmio, o atacante tornou-se o quinto maior goleador do clube na Era Olímpico, superando nomes como Jardel, Paulo Nunes e até Renato Gaúcho, maior ídolo da torcida gremista e atual técnico do time.
O único recorde não superado por Jonas foram os 46 gols de Jardel no ano de 1995, a melhor marca de um jogador do Grêmio em uma só temporada. Com 44, foi o terceiro maior artilheiro gremista de um ano só: ficou também um gol atrás de Baltazar, que atingiu um total de 45 gols em 1980.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, antes da partida deste domingo contra o Botafogo, o irmão e procurador do jogador, Tiago Gonçalves, afirmou que a intenção é que Jonas permaneça no Olímpico enquanto não surgir uma proposta irrecusável. "Ele está muito bem adaptado. O Grêmio é um marco na carreira dele", explicou.
Segundo Gonçalves, pode ser proposto a Jonas um plano de carreira como o que o clube ofereceu ao goleiro Victor, que recebeu substancial aumento de salário em julho e um prolongamento do contrato até 2015. O acerto envolveria até mesmo a participação de Jonas em ações de marketing do Grêmio. O atual contrato vai até dezembro do ano que vem.