Botafogo acumula 10 derrotas em 13 jogos
Time carioca decepciona sua torcida na volta à elite
Enganou-se quem pensava que o Botafogo brilharia em 2022, repetindo o sucesso obtido em 2021, quando foi campeão com certa folga da Série B do Brasileiro. Até que começou bem sua volta à elite e esteve a ponto de liderar o campeonato algumas rodadas atrás. Mas, sem um elenco forte, com deficiências em vários setores e falta de reforços, o clube e sua torcida se depararam com a realidade.
A derrota para o Santos, na noite dessa quarta (20), por 2 a 0, na Vila Belmiro, foi a décima nos últimos 13 jogos do Botafogo. A campanha no Brasileiro deu uma guinada para baixo, sem freio, e, além disso, o time se viu eliminado da Copa do Brasil em dois confrontos com o América-MG (perdeu ambos, por 3 a 0 e 2 a 0). Atualmente, a equipe mineira ocupa a zona de rebaixamento da Série A, com 18 pontos.
Eis aí um novo alerta para o Botafogo. Em 12º, tem apenas três pontos a mais que o 17º, no caso, o América-MG. Para quem acompanha o Brasileiro, não será surpresa se o Alvinegro carioca voltar a figurar entre os quatro últimos nas próximas rodadas. Pois, enfrentará, na sequência, dois adversários que disputam a ponta da tabela – nesse sábado, 23, receberá o Athletico-PR e, depois, viajará para a capital paulista para jogar com o Corinthians.
Parte da torcida entendeu o apelo de seus dirigentes e passou a apoiar o time mesmo diante dos seguidos fracassos. Outra parcela, no entanto, já direciona seu alvo contra o técnico português Luís Castro, pedindo a demissão dele. Os próximos resultados podem aumentar a pressão no clube. Há, porém, o outro lado da moeda: uma vitória sobre o Athletico-PR, que faz excelente temporada, poderia purificar o ar na sede de General Severiano e no Engenhão.