Bolívia se garante na repescagem da Copa; veja os classificados da América do Sul
Contra o Brasil, pela última rodada, gol dos bolivianos foi marcado por Miguelito, jogador do Santos, emprestado ao América-MG
Bolívia garante vaga na repescagem para a Copa 2026 após vencer o Brasil por 1 a 0, com gol de Miguelito, e conta com vitória da Colômbia sobre a Venezuela; seleção boliviana não disputa um Mundial desde 1994.
A Bolívia está perto de conseguir a classificação para a Copa do Mundo 2026. Após derrotar o Brasil por 1 a 0, em casa, e contar com a vitória da Colômbia por 6 a 3 diante da Venezuela, os bolivianos garantiram uma vaga na repescagem.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com o resultado, os torcedores em El Alto, local do duelo contra o Brasil, ficaram eufóricos. Os bolivianos encerram a participação nas eliminatórias com 20 pontos, sendo dezessete deles conquistados em casa.
O Estádio Municipal de El Alto possui uma altitude de 4.150m. Dessa forma, é o estádio mais alto a receber partidas oficiais em todo o mundo. Contra o Brasil, o gol dos bolivianos foi marcado por Miguelito, jogador do Santos, mas atualmente emprestado ao América-MG para a disputa da Série B do Brasileirão. O atacante canhoto converteu um pênalti aos 48 minutos do primeiro tempo.
Portanto, assim ficou a classificação das eliminatórias da América do Sul para o Mundial:
- Argentina - 38 pts
- Equador - 29 pts
- Colômbia - 28 pts
- Uruguai - 28 pts
- Brasil - 28 pts
- Paraguai - 28 pts
- Bolívia - 20 pts
Como funciona a repescagem?
Apesar da alegria, já que a última Copa disputada pela Bolívia foi em 1994, para assegurar a vaga no Mundial do ano que vem, ainda é preciso passar pela repescagem.
Qualificado, os bolivianos se juntam à Nova Caledônia, da Oceania, única equipe que já havia carimbado a vaga nesta fase.
Virão ainda representantes da África, Ásia e dois da América do Norte. Deste modo, quando os seis classificados estiverem definidos, os dois melhores posicionados no Ranking da FIFA se classificam direto para a final.
Os quatro piores se enfrentam nas semifinais, em confrontos que serão definidos por sorteio. Por fim, os vencedores das semis irão confrontar os dois melhores do Ranking FIFA para definir quais serão os países qualificados para a Copa de 2026 via repescagem.
Ressalta-se que os jogos serão disputados em um dos países sedes da Copa - Estados Unidos, México ou Canadá - como uma forma de evento teste para a competição do ano que vem.