Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Vasco

Vasco

Favoritar Time

Retrospectiva 2025: Vasco tem ano de oscilação e termina frustrado com o vice da Copa do Brasil

Cruz-Maltino teve muitos momentos para esquecer, mas conseguiu protagonismo que há anos não tinha no futebol brasileiro

31 dez 2025 - 09h30
(atualizado às 09h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Nuno Moreira foi uma das melhores contratações do Vasco na temporada.
Nuno Moreira foi uma das melhores contratações do Vasco na temporada.
Foto: Matheus Lima/Vasco / Jogada10

O torcedor do Vasco viveu muitas emoções em 2025, menos a satisfação de ser campeão. O título da Copa do Brasil bateu na trave e, com isso, fez o ano terminar de uma maneira frustrante. Na balança, não dá para dizer que foi positivo, mas deixou um gostinho de esperança para o ano que vem. Vamos relembrar, mês a mês, como foi a trajetória vascaína.

LEIA MAIS: Roberto Dinamite é eternizado com estátua e nome de praça em sua cidade natal

Janeiro

O Vasco iniciou a temporada com pouca empolgação. A chegada do técnico Fábio Carille, anunciado ainda em dezembro de 2024, deixaram o torcedor desanimados. As contratações reforçaram esse sentimento. Chegaram no mês Tchê Tchê, Daniel Fuzato, Lucas Oliveira, Maurício Lemos e Lucas Freitas. O Cruz-Maltino manteve a base do ano anterior e terminou o mês invicto, com três empates e três vitórias no Campeonato Carioca.

Fevereiro

Apesar de ter Coutinho, Payet e Vegetti, o Vasco precisava de pontas e neste mês contratou Garré, Loide Augusto e Nuno Moreira. O português foi o único que vingou no Cruz-Maltino, sendo titular durante toda a temporada. Já o angolano, se destacou mais com os memes do que jogando bola, enquanto o argentino ficou no ostracismo durante todo o ano. No Carioca, derrotas para Fluminense e Flamengo, vitória sobre o Botafogo e estreia com classificação na Copa do Brasil, diante do União Rondonópolis.

Março

As contratações dos pontas aconteceram apenas no final de fevereiro. Portanto, o Vasco chegou na semifinal do Carioca ainda buscando o melhor encaixe e foi presa fácil para o Flamengo, que venceu os dois jogos. No entanto, o Cruz-Maltino cumpriu o seu papel na Copa do Brasil ao eliminar o Nova Iguaçu e estreou com vitória no Brasileirão diante do Santos.

Nuno Moreira foi uma das melhores contratações do Vasco na temporada.
Nuno Moreira foi uma das melhores contratações do Vasco na temporada.
Foto: Matheus Lima/Vasco / Jogada10

Abril

O mês marcou o retorno do Vasco a uma competição internacional depois de cinco anos. O Cruz-Maltino empatou com o Melgar, venceu o Puerto Cabello e empatou com o Lanús, ambos os jogos em São Januário. Pelo Brasileirão, uma campanha irregular que terminou com a demissão de Fábio Carille, no dia 27, após uma derrota fora de casa para o Cruzeiro.

Maio

Com Felipe Maestro como treinador interino, o Vasco viveu péssimos momentos. Empatou com o Operário na Copa do Brasil, e amargou três derrotas seguidas para Palmeiras, Puerto Cabello e Vitória, as duas últimas extremamente dolorosas, já que o time foi goleado pela equipe venezuelana e conseguiu levar uma virada mesmo com o rival baiano com menos um jogador em campo. O diretor técnico permaneceu após a crise, porém o diretor de futebol, Marcelo Sant'ana, foi demitido.

A chegada de Fernando Diniz animou o ambiente do Vasco, principalmente depois da boa vitória sobre o Fortaleza, por 3 a 0. No entanto, o time seguiu oscilando e amargou resultados ruins contra Fluminense e Red Bull Bragantino. Na Copa do Brasil, uma classificação nos pênaltis contra o Operário deixava o torcedor preocupado com o futuro.

A chegada de Fernando Diniz representou esperança para o Vasco. Fotos: Matheus Lima/Vasco
A chegada de Fernando Diniz representou esperança para o Vasco. Fotos: Matheus Lima/Vasco
Foto: Jogada10

Junho

A vitória sobre o São Paulo, em pleno Morumbis, encheu o torcedor de esperança. Ainda mais que o Vasco ficou o mês todo se preparando para o restante da temporada, tempo importante para Fernando Diniz implementar as suas ideias junto ao elenco. No entanto, esse sentimento ficou na teoria.

Julho

O Vasco ficou o mês inteiro sem vencer, somando derrotas para o Botafogo e Independiente del Valle, uma goleada por 4 a 0, que praticamente decretou a eliminação do time na Copa Sul-Americana, competição que foi tratada com prioridade dentro do clube. Depois quatro empates seguidos contra Grêmio, Independente del Valle, Internacional e CSA, pela Copa do Brasil.

Agosto

O mês de aniversário do Vasco ficou marcado com um presentão para os torcedores. A goleada histórica sobre o Santos, por 6 a 0, no Morumbis, encheu o vascaíno de orgulho e tornou o Cruz-Maltino o time sensação do Brasileirão. No entanto, a equipe não conseguiu manter o nível, amargando derrotas para Juventude e Corinthians. Pelo menos seguiu na Copa do Brasil após vencer o CSA e empatar com o Botafogo, no primeiro jogo das quartas de final. O mês também marcou as estreias de Barros e Robert Renan, que foram importantes na reta final do ano.

O Vasco atropelou o Santos de Neymar, em pleno Morumbis. Fotos: Matheus Lima/Vasco.
O Vasco atropelou o Santos de Neymar, em pleno Morumbis. Fotos: Matheus Lima/Vasco.
Foto: Jogada10

Setembro

A classificação para a semifinal da Copa do Brasil diante do Botafogo, consolidou Léo Jardim como o grande herói do Vasco. No Brasileirão, o time teve ótimas atuações nos empates com Ceará e Flamengo, e nas vitórias sobre Cruzeiro e Bahia, principalmente depois das chegadas de Cuesta e Andrés Gómez, que se tornaram peças-chaves. O time terminou o mês sem perder e em alta, para o que viria a ser o melhor mês do ano.

Outubro

Apesar da derrota por 3 a 0 para o Palmeiras, o mês reservou coisas boas para o Vasco. O time engatou quatro vitórias seguidas sobre Vitória, Fortaleza, Fluminense e Red Bull Bragantino. No entanto, a grande notícia foi o desabrochar de Rayan, que passou a ser protagonista da equipe, principalmente após Vegetti ir para o banco de reservas. Enfim, o Cruz-Maltino aparentava engrenar na temporada, mas tudo que é bom, dura pouco.

Rayan se tornou protagonista do Vasco em outubro, quando marcou quatro gols.
Rayan se tornou protagonista do Vasco em outubro, quando marcou quatro gols.
Foto: Matheus Lima / Vasco / Jogada10

Novembro

O mês se tornou um pesadelo para o Vasco, que chegou a sonhar com vaga na Copa Libertadores, mas terminou lutando contra o rebaixamento. O time emplacou cinco derrotas seguidas para São Paulo, Botafogo, Juventude, Grêmio e Bahia. Os resultados ruins motivaram os torcedores a fazerem um protesto no CT Moacyr Barbosa. A cobrança surtiu efeito, com a goleada por 5 a 1 diante do Internacional, jogo que ficou marcado pelo forte temporal no Rio de Janeiro.

Dezembro

Apesar da derrota para o Mirassol, o Vasco se livrou do rebaixamento de forma culposa por causa dos resultados dos seus rivais. O Cruz-Maltino poderia focar na reta decisiva da Copa do Brasil. Naquele momento, o time chegou para o confronto diante do Fluminense totalmente desacreditado, ainda mais depois da goleada sofrida para o Atlético, por 5 a 0.

No entanto, o Vasco demonstrou uma outra postura e conseguiu a classificação diante do Fluminense, nos pênaltis, mais uma vez com Léo Jardim sendo o herói ao defender duas cobranças. O resultado foi merecido, tendo em vista que o Cruz-Maltino foi superior nos dois jogos. Chegar na decisão da Copa do Brasil representou o resgate do orgulho vascaíno, que vivia a expectativa da conquista de um título relevante após 14 anos.

A foto foi tirada, mas não foi eternizada, com o vice da Copa do Brasil.
A foto foi tirada, mas não foi eternizada, com o vice da Copa do Brasil.
Foto: Victor Guida / Maracanã / Jogada10

No primeiro jogo da final contra o Corinthians, na Neo Química Arena, o Vasco foi levemente superior. O empate deu confiança de que o time seria campeão no Maracanã. No entanto, o Cruz-Maltino foi derrotado por 2 a 1 e ficou com o vice, frustrando mais de 60 mil vascaínos que estiveram no estádio e outros milhões espalhados pelo mundo.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade