Bolívia está invicta desde que passou a mandar seus jogos em El Alto
São 14 jogos de invencibilidade em El Alto
Na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, Carlo Ancelotti jogará pela primeira vez na altitude em sua carreira. A partida não será um desafio simples, com a Bolívia defendendo uma invencibilidade de 14 jogos desde que passou a jogar no Municipal de El Alto, que também fica em La Paz, mas está a 4150 metros acima do nível do mar.
Antes de mudar o mando, a Bolívia mandava seus jogos no Hernando Siles, que fica a 3.637 metros de altitude. Isso não assustou Argentina e Equador, que venceram as duas últimas partidas que foram disputadas no tradicional estádio ainda em 2023 e, desde então, a federação do país optou por mudar o mando para um lugar ainda mais alto.
La Verde atualmente é a oitava colocada na tabela, tendo 17 pontos, um a menos que a Venezuela, seleção que está na zona de repescagem. Para manter o sonho de voltar a disputar uma Copa do Mundo vivo, os bolivianos precisam vencer o Brasil por qualquer placar e torcer para que a Vinotinto tropece contra a Colômbia, em casa, em Maturin.
Desde que passou a mandar seus jogos em El Alto, a Bolívia cresceu nas eliminatórias e manteve viva a esperança de voltar a disputar uma Copa do Mundo. 14 dos 17 pontos foram conquistados na altitude.
Em seis jogos, no Municipal de El Alto, La Verde conquistou quatro de suas cinco vitórias na competição; a única fora foi contra o Chile. Além de dois empates. Foram onze gols marcados e apenas dois sofridos. Apenas Uruguai e Paraguai conseguiram conquistar pontos visitando os bolivianos desde a mudança.
Destaques com passagem pelo Brasil
Desde que o técnico Óscar Villegas assumiu depois da demissão do brasileiro Antonio Carlos Zago, La Verde vem em uma crescente, somado à mudança de estádio e também à nova geração de jogadores. Um dos destaques da seleção tem sido o meia Miguelito Terceros, que pertence ao Santos e está emprestado ao América-MG.
O meia, de 19 anos, é o artilheiro da Bolívia com seis gols. Além dele, quem também tem tido muito destaque é o atacante Enzo Monteiro, que também pertence ao Peixe, mas está emprestado ao Auda, da Letônia, e que marcou duas vezes até então.
Outro destaque da La Verde com passagem pelo futebol brasileiro é o meia Robson Matheus, que passou pelas categorias de base do Corinthians, Palmeiras e Cruzeiro. O meio-campo deu duas assistências até aqui e é uma das peças-chave da equipe.