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Barcelona estende acordo com Spotify e receberá R$ 3 bilhões pelo máster e naming right

Campo Nou passará a receber o nome da marca assim que foi reinaugurado; acordos de Flamengo e Pacaembu são os que mais se aproximam do clube catalão

20 out 2025 - 17h24
(atualizado em 20/10/2025 às 12h30)
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O Barcelona anunciou nesta semana a extensão de seu acordo com o Spotify, plataforma de streaming de músicas, pelo patrocínio máster do uniforme e naming right do Camp Nou, que ainda será reinaugurado pelo clube. A parceria deve render até 480 milhões de euros (R$ 3,02 bilhões, na cotação atual) aos catalães.

O acordo foi oficializado na última sexta-feira, após vitória do Barcelona sobre o Girona, por 2 a 1, em La Liga (Campeonato Espanhol). Com a renovação do vínculo, o patrocínio máster do Spotify se estenderá até 2030, enquanto o naming right do renovado Camp Nou será válido até 2034.

Para efeito de comparação, o Flamengo, que tem o maior acordo pelo patrocínio máster do futebol brasileiro, receberá cerca de R$ 900 milhões anuais da Betano até dezembro de 2028. Em relação aos naming rights, o acordo que mais se equipara ao do Campo Nou é o da Arena Mercado Livre Pacaembu, com R$ 1 bilhão por 30 anos de contrato.

O Spotify irá arcar com 20 milhões de euros anuais (R$ 125 milhões) para ter sua marca exposta no Camp Nou assim que o estádio foi reinaugurado. A previsão inicial era de que ele estaria à disposição do clube a partir desta temporada, mas ainda não ocorreu a liberação da autoridades competentes para o retorno da torcida às arquibancadas.

"O modelo de consolidação de naming rights se espalha por Europa e Estados Unidos e serve de referência ao Brasil, não apenas pelos gigantescos acordos comerciais com clubes a arenas, mas pelas ativações e geração de oportunidades que elas proporcionam, fazendo com que os ganhos vão além das questões financeiras, mas também levam engajamento junto ao público", analisa Anderson Nunes, Head de Negócios da Casa de Apostas, que adquiriu os naming rights de dois estádios de Copa do Mundo, a Casa de Apostas Arena Fonte Nova e Casa de Apostas Arena das Dunas.

O Barcelona trabalha para obter o alvará necessário para comportar até 45 mil torcedores, que poderiam acompanhar a equipe já neste ano. Atuando no Estádio Olímpico Lluís Companys, a equipe assumiu a liderança provisória do Campeonato Espanhol e aguarda o resultado entre Real Madrid e Getafe. Na próxima semana, líder e vice-líder se enfrentam no Santiago Bernabéu, em duelo que vale a ponta da tabela.

"O perfil do torcedor está mudando, e vai mudar por completo. O futuro da conquista de torcedores, simpatizantes, consumidores ou relações das marcas dos clubes com pessoas vai ser cada vez mais dependente de como os clubes se relacionam com as marcas da indústria de entretenimento, especialmente da música. O Barcelona está avisando discretamente que uma nova era começou", avalia Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa de entretenimento norte-americana, comandada pelo cantor Jay-Z, que gerencia a carreira de centenas de atletas.

Estadão
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