Aos 33 anos, Park Ji-Sung anuncia aposentadoria
Maior jogador sul-coreano de todos os tempos, o meia Park Ji-Sung anunciou nesta quarta-feira a aposentadoria aos 33 anos, completados em fevereiro.
Primeiro jogador da Coreia do Sul a disputar o Campeonato Inglês, no qual defendeu o Manchester United por sete temporadas e o Queens Park Rangers por uma, Park fez o anúncio no Centro de Futedol JS, que leva suas iniciais e está instalado em Suwon, cidade onde cresceu.
O meia foi uma das estrelas da seleção coreana semifinalista da Copa do Mundo de 2002, sediada em conjunto por seu país e o Japão. Na ocasião, o time que ficou conhecido como "os guerreiros de Taeguk" eliminou a Itália nas oitavas de final e a Espanha nas quartas, ambas com certa dose de polêmica envolvendo a arbitragem. Depois disso, caiu diante da Alemanha nas semifinais e foi derrotado pela Turquia na disputa pelo terceiro lugar.
Além disso, o gol que Park fez na vitória sobre Portugal por 1 a 0 na fase de grupos desse Mundial classificou a Coreia do Sul pela primeira vez na história para as oitavas, marcando a surpreendente eliminação de uma seleção que contava com Luis Figo e Rui Costa, entre outros.
Dias após disputar a Copa da Ásia de 2011, no Catar, o jogador decidiu deixar a seleção sul-coreana, da qual era capitão, após 11 anos e 100 partidas.
O meia defendia o Kyoto Sanga, do Japão, quando se destacou na Copa de 2002. Foi contratado pelo PSV Eindhoven e permaneceu no clube holandês por três temporadas e depois da conquista de dois títulos do campeonato nacional mudou-se para o United.
Pelos 'Diabos Vermelhos', venceu uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes e quatro edições do Campeonato Inglês. Deixou a equipe de Manchester em 2012, passou um ano no Queens Park Rangers e no ano passado voltou ao PSV, pelo qual fez a última partida da carreira, no último dia 3, na vitória sobe o NAC Breda por 2 a 0.