PUBLICIDADE

Alemanha fracassa de novo no futebol e é eliminada em Tóquio

Campeões do mundo de 2014 saem na primeira fase da disputa

28 jul 2021 09h12
| atualizado às 09h18
ver comentários
Publicidade

A Alemanha pós-Mundial de 2014, quando ganhou o título no Brasil e ainda aplicou a maior goleada sofrida pelo anfitrião, 7 a 1, não tem colecionado bons resultados no futebol. Agora, foi eliminada ainda na primeira fase dos Jogos de Tóquio, no masculino, no grupo em que o Brasil terminou em primeiro e a Costa do Marfim ficou com a segunda vaga.

Mario Goetze chuta e faz o gol da vitória da Alemanha sobre a Argentina na final da Copa de 2014, no Maracanã. 13/7/2014.
Mario Goetze chuta e faz o gol da vitória da Alemanha sobre a Argentina na final da Copa de 2014, no Maracanã. 13/7/2014.
Foto: Kai Pfaffenbach / Reuters

Depois de seu quarto título da Copa do Mundo, a Alemanha conseguiu também vencer a Copa das Confederações em 2017. Mas parou por aí. Um ano antes, na Olimpíada de 2016, no Rio, tombou diante do Brasil na final. No mesmo ano, na Eurocopa, foi superada pela França na semifinal.

A queda mais acentuada se deu no Mundial de 2018, na Rússia, em que chegou como favorita e voltou para casa após a fase de grupos, na qual foi a lanterninha, atrás de Suécia, México e Coreia do Sul, equipes apenas medianas.

Já na Eurocopa 2020, disputada em 2021 por causa da pandemia de covid-19, não superou a Inglaterra, sua adversária nas oitavas de final.

Sem o mesmo ímpeto, jogo coletivo e qualidade técnica de 2014, a Alemanha ainda luta para se garantir no Mundial do Catar. Está no Grupo J das eliminatórias europeias. Com três rodadas até o momento – são dez ao todo -, estaria hoje fora da Copa, pois a Armênia lidera a chave e a Macedônia do Norte está na vice-liderança. Cada grupo classifica quem acaba na primeira posição. O segundo vai para uma repescagem.

Papo de Arena Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. 
Publicidade
Publicidade