Fognini leva Itália ao top 10 da ATP após 41 anos
Tenista garantiu a posição com derrota de Wawrinka para Federer
Mesmo eliminado do torneio de Roland Garros, Fabio Fognini alcançou um feito histórico nesta terça-feira (4): o tenista será o primeiro italiano em 41 anos a entrar no top 10 do ranking da ATP.
Com a derrota do suíço Stan Wawrinka para o conterrâneo Roger Federer (6-7, 6-4, 6-7 e 4-6), Fognini, atual número 12 do mundo, garantiu a 10ª posição na próxima versão do ranking, que será atualizado no dia 10 de junho.
Esse resultado não era alcançado por um tenista italiano desde 1978, com Corrado Barazzutti, atual treinador da equipe da Itália na Copa Davis e na Fed Cup. Caso fosse campeão em Roland Garros, Wawrinka, atual 28º no ranking, tiraria Fognini do top 10.
O italiano foi eliminado nas oitavas de final pelo alemão Alexander Zverev, que agora tem pela frente o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo. Já Federer, que eliminou Wawrinka, enfrentará Rafael Nadal em uma das semifinais.