PUBLICIDADE

Mundial de Clubes

Fluminense x City: 13 recordes que podem ser quebrados na final do Mundial de Clubes

Fluminense e Manchester City se enfrentam, nesta sexta-feira, às 15h, no estádio Rei Abdullah, pela grande decisão do Mundial de Clubes

21 dez 2023 - 06h08
(atualizado às 08h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Fluminense e City duelam pela final do Mundial (Fotos: AFP via Getty Images)
Fluminense e City duelam pela final do Mundial (Fotos: AFP via Getty Images)
Foto: Esporte News Mundo

O 20º Mundial de Clubes da Fifa acontecerá entre Fluminense e Manchester City, nesta sexta-feira, no estádio Rei Abdullah. Desta forma, confira a lista de recordes que ainda podem ser quebrados nesta edição. 

Para mencionar alguns, Brasil ou Inglaterra quebrarão o empate por títulos ganhos por clubes diferentes (3), se Fluminense ou Manchester City ganharem. Fábio pode se tornar o jogador mais velho a ser campeão do torneio, junto com Felipe Melo que será o mais velho jogando na linha. Já Fernando Diniz pode se tornar o primeiro treinador sul-americano a ganhar uma final de Pep Guardiola.

Confira a lista completa de recordes que ainda podem ser quebrados:

• Se o Fluminense ganhar, o Brasil será o mais próximo de bater o recorde espanhol com maior número de títulos (8), já que será o 5º título brasileiro; Porém, com o time comandado por Fernando Diniz já na final, o empate com a Espanha por mais finais disputadas (9) foi quebrado. O Brasil se tornou o novo recordista, com 10.

• Fluminense e Manchester City têm a chance de vencer o título em sua primeira participação na competição.

• Brasil e Inglaterra podem desempatar o recorde de mais títulos ganhos por clubes diferentes se Fluminense ou Manchester City ganharem. Será o 4º título brasileiro (ganho por Corinthians, São Paulo e Internacional) ou inglês (ganho por Chelsea, Liverpool e Manchester United).

• Se o Manchester City ganhar, pode quebrar o recorde de 16 títulos para clubes da UEFA.

• Marcelo pode se tornar o primeiro jogador a vencer um Mundial de Clubes, primeiro por um clube europeu, com o Real Madrid, depois com um clube sul-americano.

• Na semifinal, Fábio entrou pra história por ser o jogador brasileiro mais velho a disputar o Mundial de Clubes, com 43 anos, dois meses e 22 dias. Se vencer, vai se tornar o jogador mais velho a ser campeão mundial de clubes.

• Falando de jogadores de linha, Felipe Melo também pode fazer história se tornando o mais velho a conquistar o título mundial de clubes com 40 anos, cinco meses e 26 dias.

• Pep Guardiola pode vencer a 25ª final das 29 que disputou em sua carreira como técnico.

• Se Fernando Diniz vencer, será o primeiro não-europeu a conquistar um título derrotando um time comandado por Guardiola.

• Se o Fluminense vencer, será o primeiro time não-inglês a derrotar Pep Guardiola em uma final.

• O Brasil pode empatar com a Inglaterra com mais cidades diferentes vencendo o torneio. Do lado brasileiro, São Paulo e Porto Alegre ganharam, enquanto Londres, Liverpool e Manchester foram campeões do lado inglês até o momento.

• Pep Guardiola pode se tornar o primeiro técnico a ganhar o título com três clubes diferentes (Barcelona, Bayern e Manchester City). Carlo Ancelotti foi campeão com Milan e Real Madrid.

• Se perder o título, Manchester City se tornará o primeiro europeu com participação no Mundial de Clubes sem o título.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade