Ex-lateral do Flu ataca de tradutor da seleção francesa no Brasil
Dono de passagem marcante pelo Fluminense, convocações à Seleção e campeão brasileiro pelo Santos, Paulo César também marcou seu nome na França. Tanto que, em visita de sua equipe a Porto Alegre para enfrentar a Seleção Brasileira no próximo domingo, a Federação Francesa incumbiu a ele uma função curiosa: atuar como intermediário e, inclusive, tradutor para as conferências de imprensa.
Confira todos os vídeos da Copa das Confederações
Já aos 34 anos e logo depois de deixar o Audax-SP, pelo qual conquistou o acesso à Série A-1 do Campeonato Paulista, Paulo César se sentou entre o treinador Didier Deschamps e o goleiro Hugo Lloris, neste sábado, na Arena do Grêmio. Apesar da dificuldade exigida pela função, Paulo se mostrou fluente no francês e bem recebido pelos colegas.
Sua missão consistiu basicamente em repassar as perguntas de jornalistas brasileiros aos membros da França e traduzí-las ao português depois de respondidas.
Sem papel à mão, como costumam utilizar os intérpretes em conferências de imprensa, Paulo César mostrou dificuldade apenas com as respostas mais longas. Não conseguiu, nestes casos, transmitir as respostas dos franceses na íntegra.
Ao Terra, Paulo alegou que tem missões internas que vão além da função de tradutor, possivelmente com auxílio à parte logística e algum tipo de elo em Porto Alegre. No futebol francês, ele atuou por cinco anos no Paris Saint-Germain e outros dois com a camisa do Toulouse.