Filipe Luís pode igualar marca que apenas Renato Gaúcho conseguiu entre brasileiros na Libertadores
Treinador já soma três títulos no comando do Flamengo: Copa do Brasil, Campeonato Carioca e Supercopa
Filipe Luís, atual técnico do Flamengo, pode se tornar o segundo brasileiro, após Renato Gaúcho, a vencer a Libertadores como jogador e treinador, conquistando seu terceiro título no torneio caso supere o Palmeiras neste sábado.
Filipe Luís pendurou as chuteiras em 2021, mas não parou de escrever história no futebol. Após nove meses de ensaio no novo cargo nas categorias de base do Flamengo, o ex-lateral assumiu a responsabilidade de treinar o elenco profissional rubro-negro e não decepcionou os torcedores.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Em pouco mais de um ano, o ídolo da Gávea já adicionou três títulos em seu currículo e quer continuar fazendo história neste sábado, 29. Se superar o Palmeiras no Estádio Monumental de Lima, no Peru, ele chegará ao seu terceiro título da Libertadores, sendo os dois primeiros conquistados como jogador, em 2019 e 2022.
O feito é para poucos. Entre os brasileiros, por exemplo, apenas Renato Gaúcho levantou o troféu tanto na função de técnico como de jogador, ambas com o Grêmio, em 1983 e 2017.
Além dos brasileiros, outros sete nomes alcançaram tal façanha. O pioneiro foi Humberto Maschio. Dentro de campo, o argentino ajudou o Racing a triunfar em 1967 e, na área técnica, conduziu o rival Independiente ao título em 1973.
Também pelo Independiente, Roberto Ferreiro levantou os títulos de 1964 e 1965 como jogador, e de 1974 como treinador. Nascido no Uruguai, Luis Cubilla foi importante nas campanhas de 1960 e 1961, do Peñarol, e na de 1971, pelo Nacional. Já na área técnica, ele levou o Olimpia, do Paraguai, aos títulos de 1979 e 1990.
Outro uruguaio a fazer a dobradinha é Juan Martín Mujica. No papel de jogador, o ex-defensor ajudou o Nacional a chegar ao título de 1971 e, nove anos depois, ao de 1980, já como técnico.
Um argentino voltou a alcançar o feito com José Omar Pastoriza, em 1972 e 1984. Na primeira como jogador e na segunda como treinador, ele ajudou o Independiente a alcançar a glória eterna.
Em 1986 e em 2002, Nery Pumpido conquistou o troféu com River Plate e Olimpia, respectivamente, como jogador e técnico. Já em um passado mais recente, Marcelo Gallardo levantou o troféu como jogador em 1996 e como treinador em 2015 e 2018, todas pelo River Plate.
Com um total de oito treinadores já tendo realizado a ‘dobradinha’, Filipe Luís pode se tornar o nono no geral, considerando além dos brasileiros. O ídolo do Flamengo, porém, seria o que alcançou a façanha com o menor intervalo, apenas três anos, de 2022 a 2025.