Recorde de Phelps provoca febre de elogios no Twitter
Em 2008, o cumprimento veio pelo telefone: "se você dá conta de oito medalhas de ouro, dá conta de qualquer coisa", disse o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a Michael Phelps, depois que o nadador limpou a bandeja de medalhas nos Jogos de Pequim.
» Terra disponibiliza vídeos em 3D dos Jogos Olímpicos de Londres
» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres
» Veja como foram as conquistas dos brasileiros
» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres
É sinal dos tempos que só quatro anos depois, nos recém apelidados "Jogos do Twitter", seja pelas redes sociais que dezenas de amigos, músicos, celebridades do esporte e até o presidente dos EUA cubram Phelps de elogios depois de ele se tornar o atleta olímpico mais condecorado da história.
"Parabéns a Michael Phelps por quebrar o recorde de medalhas olímpicas, Você deixou seu país orgulhoso.", escreveu Obama, que tuíta como @BarackObama.
Muitas das mensagens de Obama são escritas por sua equipe, mas as iniciais identificam as raras missivas que vêm direto do presidente. Phelps respondeu rápido: "Obrigado, senhor presidente! É uma honra representar os #EUA !! O melhor país do mundo!!"
Entre os que enviaram mensagens de congratulações via Twitter estão Pelé, o ator Samuel L. Jackson, Gerard Piqué, do Barcelona, o rapper Lil Wayne e até a estilista Vera Wang e a embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Susan Rice.
"Parabéns a @Michael Phelps por sua inédita 19ª medalha olímpica. Um verdadeiro campeão", tuitou Pelé.
"Foi uma loucura", afirmou Phelps depois de se classificar para a final dos 200 m medley nesta quarta-feira.
"Queria agradecer a todas as pessoas que tuitaram, Obama, Piqué, um monte de atletas diferentes de todo o mundo. Foi muito legal."
O uso do Twitter tem causado polêmica nos Jogos, já que parte da mídia, dos técnicos e até dos atletas questionou os benefícios da distração e do contato imediato que ela oferece com fãs e críticos.
Phelps, que tem quase 690 mil seguidores, número que engrossou durante a Olimpíada, é usuário frequente do Twitter, assim como o restante da equipe de natação dos EUA, enviando mensagens para cumprimentar colegas nadadores por um bom desempenho, comentar um jantar ou simplesmente avisar que está dormindo.
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta comtextos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012