Dembélé e Aitana Bonmatí são eleitos melhores jogadores no prêmio "The Best" da FIFA
Já consagrados com a Bola de Ouro em setembro passado, o atacante francês do Paris Saint-Germain Ousmane Dembélé e a meio-campista espanhola Aitana Bonmatí conquistaram os troféus de melhores jogadores na cerimônia "The Best" da FIFA, realizada nesta terça-feira (16) em Doha (Catar).
Dembélé, de 28 anos, já havia se tornado em setembro o sexto francês a levantar a Bola de Ouro. A premiação recompensou uma temporada excepcional com o PSG, coroada pela primeira Liga dos Campeões da história do clube da capital. O prêmio The Best - Jogador da FIFA reconhece a melhor performance individual no futebol masculino entre 11 de agosto de 2024 e 2 de agosto de 2025. Dembélé conquistou o troféu pela primeira vez.
"Eu queria agradecer aos meus companheiros. O trabalho vale a pena, foi um ano fantástico para mim, individualmente e coletivamente", reagiu o atacente após a cerimônia, que aconteceu na véspera da final da Copa Intercontinental entre PSG e Flamengo, também no Catar.
Líder do Barcelona e da seleção espanhola, Aitana Bonmatí foi eleita entre as mulheres pela terceira vez consecutiva, poucos meses depois de conquistar seu terceiro Bola de Ouro seguido, mesmo tendo perdido as duas finais europeias, da Liga dos Campeões e da Euro.
Luis Enrique, do PSG, melhor treinador
O técnico espanhol do PSG, Luis Enrique, foi nomeado sem surpresa como melhor treinador de uma equipe masculina, superando Hansi Flick (FC Barcelona) e Arne Slot (Liverpool).
No futebol feminino, a holandesa Sarina Wiegman também foi eleita melhor treinadora, após conquistar um terceiro título europeu neste verão europeu. Ela superou, entre outras, a francesa Sonia Bompastor, indicada já em sua primeira temporada à frente do Chelsea. O clube inglês conquistou este ano três competições: Campeonato Inglês, Copa da Liga e Copa da Inglaterra.
Prêmios também foram entregues aos goleiros. Entre os homens, o italiano Gianluigi Donnarumma, atualmente no Manchester City, foi reconhecido por sua excelente temporada com o PSG. A inglesa do Chelsea Hannah Hampton, também campeã na Euro 2025, levou o troféu entre as mulheres.
Os vencedores foram escolhidos por votação de torcedores, representantes da mídia, capitães e técnicos das seleções nacionais. Um painel composto por especialistas designados pela FIFA elaborou uma lista reduzida baseada nas atuações e conquistas dos jogadores durante um ano.
Com agências