Opinião: Neymar chiliquento é retrato de um craque frustrado e com ego ferido
Craque ainda sobra com a bola nos pés, mas não consegue evitar a pilha com as provocações dos rivais
Neymar voltou a jogar 90 minutos por três jogos seguidos depois de dois anos. Porém, mais uma vez, o craque não é notícia pelo que faz com a bola no pé, mas pelos chiliques. O atacante já discutiu com torcedores do CRB, Mirassol e até do próprio Santos. O que acontece com o camisa 10?
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em primeiro lugar, é indiscutível a qualidade técnica de Neymar. Mesmo longe do auge, ele ainda sobra no futebol brasileiro, e sonhar com a conquista do hexa na Copa do ano que vem passa pelos pés e pelo talento do agora ‘Adulto da Vila’.
No entanto, a dúvida de muitos é: Neymar vai conseguir deixar os chiliques para lá e focar em jogar futebol? Está nítido que, no momento, ele é um jogador frustrado. O espírito competitivo do craque sempre foi exaltado, ele não gosta de perder nem nas resenhas com os amigos. Só que agora o time dele luta contra o rebaixamento e não teve o nome cogitado por nenhum gigante europeu.
Neymar voltou ao Brasil porque precisava se sentir amado, mas se enganou quando pensou que a frustração dele não era a dos torcedores. Quando trocou o Santos pelo Barcelona, ainda em 2013, o País esperava ter um protagonista na luta pela Bola de Ouro entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Deu (quase) tudo errado.
A frustração da mídia e da torcida é por ter visto tanto potencial desperdiçado ao longo da carreira. Neymar poderia ter sido mais profissional? Podia, mas escolheu não abdicar a vida pessoal. Foi uma escolha, assim como vários outros boleiros ou anônimos em suas vidas corriqueiras.
O problema é que essa escolha feriu o ego de Neymar. Ele queria mais. E sabe o que é pior? Ele sabe que podia ser maior. Ainda não está tudo perdido. Daqui um ano, ele vai ter a chance de escrever o capítulo final da história nos Estados Unidos. Se ganhar a Copa, ele fica para história como o craque do hexa. Se desperdiçar a quarta (e provável última) chance, vai fixar a chancela de menino mimado da Vila.
De qualquer maneira, o camisa 10 da Seleção não pode cair na pilha dos torcedores rivais. O craque da camisa mais vencedora do mundo precisa ter cabeça no lugar e se concentrar apenas em jogar futebol.
Quando mais irritado, mais provocação. A torcida do Sport, próximo rival do Santos, já prepara máscaras de Bruna Marquezine para o encontro deste final de semana pelo Brasileirão na Ilha do Retiro. A atriz, que namorou o craque entre idas e vindas por quatro anos, é utilizada com frequência para atingir o atacante.