PUBLICIDADE
Logo do

Corinthians

Meu time

Veja quem seu time pode pegar nas oitavas da Copa do Brasil

15 ago 2014 11h15
| atualizado às 11h23
ver comentários
Publicidade
<p>Mesmo na Série B, Vasco é um dos cabeças de chave do sorteio por causa do ranking da CBF</p>
Mesmo na Série B, Vasco é um dos cabeças de chave do sorteio por causa do ranking da CBF
Foto: Marcelo Sadio/Vasco / Divulgação

Com a entrada dos times que participaram da Libertadores 2014, as oitavas de final da Copa do Brasil serão sorteadas na próxima segunda-feira pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas o chaveamento não será completamente aleatório: o procedimento será dirigido para evitar que equipes mais bem colocadas no ranking da entidade se enfrentem prematuramente, dividindo então os 16 clubes em dois potes que se cruzam.

No Pote A, estão os seis times que disputaram a Libertadores (Grêmio, Flamengo, Cruzeiro, Atlético-PR, Botafogo e Atlético-MG) mais os dois melhores ranqueados: Corinthians (2º) e Vasco (4º). Ou seja, mesmo estando atualmente na Série B, o time cruzmaltino será cabeça de chave com base no ranking da CBF, que leva em conta o desempenho em torneios nacionais nos últimos cinco anos.

Já no Pote B, estão os outros oito classificados: Santos, Palmeiras, Coritiba, Ceará, ABC, Bragantino, América-RN e Santa Rita-AL. Estas equipes só poderão enfrentar os times do Pote A nas oitavas de final.

Oswaldo sobre calendário do futebol brasileiro: "não dá mais":

O sorteio de segunda-feira já definirá também os cruzamentos até a final, e há uma regra especial para garantir que cada lado da chave tenha quatro times de cada pote. Cada equipe tem uma "dupla" do mesmo pote que só poderá ser enfrentada se ambos chegarem à decisão: casos de Grêmio (1º do ranking) e Corinthians (2º), por exemplo. Desta forma, se o time gaúcho for sorteado de um lado da chave, automaticamente os paulistas irão para o outro lado.

A CBF também dividiu o sorteio em duas partes: às 11h, serão definidos os confrontos, mas só as 14h, em outro evento, é que os mandantes e visitantes de cada duelo serão sorteados. Segundo o calendário oficial, as oitavas de final da Copa do Brasil serão disputadas nos dias 27 de agosto e 3 de setembro, mas deve haver desdobramento de algumas partidas para outros dias para atender às grades de TV.

Pote A (times da Libertadores + dois melhores ranqueados)
Grêmio (Libertadores, 1º do ranking da CBF)
Corinthians (2º)
Flamengo (Libertadores, 3º)
Vasco (4º)
Cruzeiro (Libertadores, 8º)
Atlético-PR (Libertadores, 10º)
Botafogo (Libertadores, 12º)
Atlético-MG (Libertadores, 15º)

Pote B (outros oito classificados)
Santos (9º do ranking da CBF)
Palmeiras (11º)
Coritiba (14º)
Ceará (22º)
ABC (29º)
Bragantino (34º)
América-RN (36º)
Santa Rita-AL (207º)

Times que só podem se enfrentar na final
Grêmio e Corinthians
Flamengo e Vasco
Cruzeiro e Atlético-PR
Botafogo e Atlético-MG
Santos e Palmeiras
Coritiba e Ceará
ABC e Bragantino
América-RN e Santa Rita-AL

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade