Motivado por "fator Robinho", Santos enfrenta Corinthians
O reencontro entre Santos e Corinthians 193 dias depois do 5 a 1 pelo Campeonato Paulista já reuniria por si só atrativos significativos. Contudo, o clássico deste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, terá algo a mais que a goleada mal digerida no Estadual: envolve a briga direta para se aproximar do topo da tabela e, principalmente, a reestreia do atacante Robinho, o último grande algoz corintiano.
Robinho iniciará a sua terceira passagem pela Vila diante de sua vítima preferida, o único clássico que jamais perdeu - oito vitórias e um empate de 2002 a 2005. O atacante teve a documentação regularizada e, provavelmente, iniciará o confronto como titular.
O duelo aumenta ainda a sua importância devido à expectativa de público máximo no estádio. Todos os ingressos foram vendidos.
O Corinthians, quarto colocado, com 24 pontos, tenta se aproximar de vez do líder Cruzeiro, com 30, e, de quebra, impedir um concorrente direto de ascensão. O Santos é o sexto, com 20, e tem como trunfo, além de seu principal ídolo hoje, a invencibilidade no ano na Vila: 15 vitórias e dois empates.
Santos terá Robinho, mas ausência de seu principal artilheiro
O técnico Oswaldo de Oliveira optou por não confirmar, mas conta com Robinho, provavelmente, desde o início do clássico. O camisa 7 realizou todas as atividades como titular e ainda ganhou o aval do departamento médico do clube devido a treinamento acima da média na quinta-feira, quando correu 6,4 km em 40 minutos da atividade tática monitorado por um GPS.
As contrapartidas são as baixas: o atacante Gabriel Barbosa, artilheiro da equipe no ano com 15 gols, convocado para a Seleção Brasileira Sub-20, e o lateral esquerdo Mena, que cumpre suspensão pela expulsão diante do Internacional. Leandro Damião e o jovem Zé Carlos serão os substitutos.
"O Robinho e o Damião já se conheciam, tinham atuado juntos na Seleção. Achei legal a troca de ideia entre os dois, vou me esforçar bastante para que se entrosem e se introduzam em campo", disse o treinador.
Robinho atuará na função mais característica, aberto pelo lado esquerdo do ataque, completado por Damião, centralizado, e Thiago Ribeiro, deslocado para a direita. Damião fará a primeira partida como titular após afastamento para tratar de uma pubeíte, seguido de uma torção no tornozelo esquerdo. O Santos, diferente do rival que jogou pela Copa do Brasil, teve a semana toda para trabalhar a equipe ideal para o clássico e evitar desgaste.
Com isso, a provável equipe terá: Aranha; Cicinho, David Braz, Bruno Uvini e Zé Carlos; Alison, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Robinho e Leandro Damião.
Corinthians tem voltas, mas desafio de parar Robinho com reserva
O Corinthians terá novidades para o duelo na casa do adversário. Nem todas, contudo, podem ser consideradas positivas. Apesar das esperadas voltas de Jadson e Guerrero para o time titular, a equipe alvinegra não poderá contar com Fágner, lesionado no duelo do meio de semana contra o Bahia, na lateral direita. O substituto, já confirmado pelo treinador Mano Menezes, será Guilherme Andrade, provável responsável de tentar parar Robinho.
Também na última quarta, Andrade já havia sido o substituto de Fagner após a lesão do companheiro e não deixou boa impressão. Em uma jogada bizarra, o atleta foi o responsável pelo único gol – contra – da vitória dos baianos sobre o Corinthians pela Copa do Brasil, que não atrapalhou a classificação alvinegra à próxima fase. No lance, o lateral tentou afastar, mas viu a bola bater em seu peito e entrar.
"Não tem problema psicológico jogador que faz gol contra, é acidente de trabalho. Ele foi afastar a bola, bateu em seu peito e entrou. Isso não é normal, mas acontece na vida de todo mundo. Como jogador perder pênalti, goleiro falhar. E jogador continua na próxima partida porque tem preparo para isso. Então não tem nenhuma dificuldade emocional e ele vai começar o clássico na função", minimizou o técnico Mano Menezes.
O esquema tático que será utilizado pela equipe não deve variar em relação aos recentes duelos. Com o Corinthians em boa fase e com bom aproveitamento fora de casa no Brasileiro – 55%, apesar dos duelos recentes contra Vitória, Coritiba e Bahia (o último pela Copa do Brasil) deixarem má impressão -, a intenção é repetir atuações que deram segurança ao time alvinegro no campeonato.
Com poucas dúvidas, o treinador deve mandar campo a equipe com: Cássio; Guilherme Andrade, Cléber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Jadson; Romero e Guerrero.
Saiba como chegar a Vila Belmiro: