Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

BBB26: Racismo e machismo marcam declarações problemáticas de Edilson Capetinha

Ídolo do Corinthians é um dos participantes do reality show da Globo

12 jan 2026 - 22h51
(atualizado às 23h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Edilson Capetinha, ex-jogador e comentarista envolvido em polêmicas de racismo, machismo e comentários sexistas, foi confirmado como participante do BBB26.
Edilson Capetinha em convocação da Seleção Brasileira
Edilson Capetinha em convocação da Seleção Brasileira
Foto: Reprodução/Instagram/Edilson

Edilson Capetinha vai escrever mais um capítulo de sua vida pública no BBB26. O ex-jogador de futebol foi anunciado na casa mais vigiada do Brasil na noite desta segunda-feira, 12, e vai concorrer ao prêmio de R$ 5,4 milhões.

Se hoje integra o elenco do ‘Camarote’ do reality show, o ídolo do Corinthians ganhou fama por seu estilo irreverente dentro de campo. Desde que se aposentou em 2010, porém, Capetinha se firmou como comentarista esportivo e se envolveu em uma série de polêmicas.

Racismo contra goleiro do Palmeiras

Em 2018, quando trabalhava como comentarista do canal Fox Sports, Edilson deu declaração racista ao falar sobre Jailson, então jogador do Palmeiras.

“É goleiro negão. Goleiro negão sempre toma um gol. Tem coisa no futebol que vocês não jogaram e não entendem”, disse o ex-jogador. 

Declaração machista sobre Leila Pereira

No ano seguinte, em 2019, Edilson foi acusado de machismo ao criticar vídeo em que Leila Pereira aparece cobrando pênaltis no Allianz Parque. Na época patrocinadora do Palmeiras, a hoje presidente brincou sobre a facilidade para acertar as cobranças.

“Confundem ter dinheiro e fama. Tem gente que tem dinheiro e quer ser famosa, é o caso dela. Ela quer ser famosa de qualquer jeito. Vai lavar um prato, lavar roupa. Quer fazer algo diferente? Vai engraxar um sapato”, disse no 'Os Donos da Bola', da Band.

Comentários sexistas sobre cantora

Também em 2019, Capetinha polemizou ao fazer comentários sobre a cantora Gabriela, ex-banda Melim, enquanto participava do 'Os Donos da Bola'. Após a exibição de uma chamada para uma atração com o trio dos irmãos Melim -- em hiato desde 2024, o ex-jogador afirmou que daria todo o dinheiro para ter relações com a artista.

"Se é bonita? Ali leva tudo que é meu", declarou Edílson, que acabou repreendido por Neto. "Você acha que 'tá' certo, isso?", questionou o apresentador. À época, internautas também criticaram a fala do comentarista.

Treta com Velloso e saída de programa

A saída de Edílson da bancada do 'Os Donos da Bola' se deu após um grande desentendimento entre o ex-atacante e o ex-goleiro e ídolo do Palmeiras Velloso, em outubro de 2020. A briga começou quando Capetinha criticou o posicionamento dos goleiros e afirmou que eles não organizavam o jogo.

"Para de falar bobagem. Goleiro não tem visão o quê? Você que não tem visão. O goleiro ajuda a organizar o time para a bola chegar lá para você, que normalmente não corre", disse Velloso.

Pouco depois, o ex-atacante deu lugar a Souza, ídolo do São Paulo, e participou do 'Jogo Aberto'. O apresentador Neto, por sua vez, revelou que o episódio levou à perda de contato e ao fim da amizade com Capetinha.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade