Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça o trabalho das comitivas de rodeio

21 jun 2012 - 20h08
(atualizado em 21/6/2012 às 10h49)
Compartilhar

Elas estão em todas as festas de peão e são consideradas um atrativo a mais para o evento. Encontrá-las é fácil: basta procurar por homens e mulheres "uniformizados", que levam a cultura country à risca. Assim são as comitivas de rodeio, verdadeiros divulgadores do esporte (montaria) e dos costumes sertanejo. "Reunimos pessoas que têm em comum a paixão pelo mundo rural", afirma Fernando Nascimento Melo, presidente da Comitiva Cavalo Xucro, da cidade de São Paulo.

As comitivas reforçam as tradições da cultura sertaneja
As comitivas reforçam as tradições da cultura sertaneja
Foto: Divulgação


Além de curtir a festa, a maioria desses grupos participa de competições tradicionais do universo country, como o Circuito Queima do Alho - disputa culinária que o envolve o preparo de arroz carreteiro, feijão tropeiro, farofa de carne e churrasco feito em fogão improvisado próximo ao chão - e grupos de dança country. "Várias comitivas participam dos torneios, cada uma com sua camisa e cores".



Melo conta que a presença das comitivas em festas de peão e eventos chama a atenção do público. "São pessoas que gostam do estilo, mas por falta de oportunidade ou de conhecimento demoram para entrar em uma comitiva".



Um dos trabalhos pouco divulgado é a arrecadação de alimentos e roupas para ajudar entidades carentes. Algumas, inclusive, encaram as ações sociais como parte da missão, caso da Cavalo Xucro. "Além de diversão, temos de se preocupar com nossa comunidade em geral", conta.



O curioso é que toda comitiva tem um grito de guerra. Atualmente, o bordão do grupo comandado por Melo é "Ser xucro não é hobbie, um estilo de vida. Nóis é chique, nóis é xucro". Antes, no entanto, o grupo usava apenas o "Nóis é xique, nóis é xucro", que significava "chegamos com classe, mas depois disso, a festa está 'feita'".



Quanto á relação com os parceiros, Melo diz que existe uma união. "Temos muitas comitivas amigas que nós chamamos de co-irmãs. Sempre que possível, fazemos eventos juntos, beneficente ou não, sempre mantendo a união e harmonia entre todos", finaliza.

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra