Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como surgiram os Jogos Paralímpicos? Saiba mais

O evento pioneiro, que envolveu 16 veteranos com lesões na medula espinhal, foi um marco na história dos esportes adaptados

28 ago 2024 - 12h59
Compartilhar
Exibir comentários

Em 1948, na pequena cidade de Stoke Mandeville, na Inglaterra, Sir Ludwig Guttmann teve a brilhante ideia de unir veteranos da Segunda Guerra Mundial em uma competição esportiva. O evento, que envolveu 16 veteranos com lesões na medula espinhal, foi um marco na história dos esportes adaptados. Quatro anos depois, competidores da Holanda se uniram à competição, dando origem ao Movimento Paralímpico.

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio em 1964 foram um ponto de virada, pois a competição começou a atrair a atenção de um público maior
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio em 1964 foram um ponto de virada, pois a competição começou a atrair a atenção de um público maior
Foto: Divulgação / Perfil Brasil

Esse movimento começou a ganhar força internacional e, em 1960, foram realizados os primeiros Jogos estilo Olímpico para atletas com deficiência em Roma. O evento, que ocorreu logo após o encerramento dos Jogos Olímpicos, reuniu 400 participantes de 23 países, que competiram em oito modalidades esportivas.

O crescimento dos Jogos Paralímpicos

Desde então, os Jogos Paralímpicos passaram a ocorrer a cada quatro anos, no mesmo ano e local dos Jogos Olímpicos. Os Jogos Paralímpicos de Tóquio em 1964 foram um ponto de virada, pois a competição começou a atrair a atenção de um público maior e a promover a inclusão social e a igualdade entre atletas.

Em 1976, um novo marco foi alcançado com a realização dos primeiros Jogos Paralímpicos de Inverno em Örnsköldsvik, Suécia. Nesse mesmo ano, em Toronto, atletas com diferentes tipos de deficiência se uniram, ampliando ainda mais o movimento. Isso fez com que a ideia de competições inclusivas ganhasse força e se tornasse um aspecto essencial do Movimento Paralímpico.

Como o movimento paralímpico evoluiu?

Após os Jogos de Verão de Seul em 1988 e os Jogos de Inverno de Albertville em 1992, os Jogos Paralímpicos passaram a ser realizados nas mesmas cidades e instalações dos Jogos Olímpicos. Isso foi possível graças a um acordo firmado em 2001 entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (CPI), que estabeleceu a prática de "uma candidatura, uma cidade".

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Comitê Paralímpico Brasileiro (@brasilparalimpico)

Esse acordo entrou em vigor nos Jogos Paralímpicos de Beijing 2008 e, desde então, as cidades que desejam sediar os Jogos Olímpicos devem incluir os Jogos Paralímpicos em suas candidaturas. A partir dos Jogos de Salt Lake City 2002, um Comitê Organizador passou a ser responsável por organizar ambos os eventos, garantindo que os atletas tivessem acesso às mesmas instalações e serviços.

Os Jogos Paralímpicos cresceram significativamente ao longo dos anos e hoje são o terceiro maior evento esportivo do mundo, superados apenas pelos Jogos Olímpicos e pela Copa do Mundo da FIFA. Um excelente exemplo desse crescimento foi a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, que contou com a participação de 4.328 atletas de 159 países e uma audiência televisiva acumulada de 4,1 bilhões de pessoas.

Em 2018, os Jogos Paralímpicos de Inverno na Coreia do Sul também estabeleceram novos recordes. Com 567 atletas de 49 países, o evento foi assistido por uma audiência televisiva acumulada de 2,02 bilhões e atraiu 343.000 espectadores.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade