PUBLICIDADE

Charge de tenista Serena Williams não foi racista, diz agência reguladora da Austrália

25 fev 2019 - 17h23
(atualizado às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma charge publicada em um jornal da Austrália que retrata a estrela do tênis Serena Williams tendo um ataque de nervos durante o Aberto dos Estados Unidos do ano passado não foi racista, determinou a agência reguladora da mídia australiana nesta segunda-feira.

Serena Williams, no Oscar  24/2/2019  REUTERS/Mario Anzuoni
Serena Williams, no Oscar 24/2/2019 REUTERS/Mario Anzuoni
Foto: Reuters

A caricatura de uma Serena irritada, com lábios e língua exagerados e um tufo de cabelo enrolado saltando de sua cabeça, enquanto ela pisoteia uma raquete de tênis, foi vista como racista por líderes de direitos civis, celebridades e fãs.

    O jornal Herald Sun de Melbourne e o cartunista Mark Knight o negaram, e nesta segunda-feira o Conselho de Imprensa Australiano disse que a charge não violou seus padrões de conduta.

    "O Conselho considera que a charge usa o exagero e o absurdo para passar sua mensagem, mas aceita a afirmação do editor de que não retrata a senhorita Williams como uma macaca", e sim tendo um acesso de raiva.

    A imagem foi "uma caricatura não-racial familiar para a maioria dos leitores australianos", disse a entidade em um comunicado.

    O jornal disse que o desenho teve a intenção de satirizar o bate-boca da tenista com o árbitro de cadeira Carlos Ramos na final de simples feminina do torneio em Nova York. 

    Serena discordou das penalidades impostas por Ramos, que acreditou não merecer, e acabou perdendo para Naomi Osaka.

    À época a Associação Nacional de Jornalistas, sediada nos EUA, disse que a charge foi "repugnante de muitas maneiras", e "não somente transpira caricaturas racistas e sexistas das duas mulheres, mas o retrato de Williams é desnecessariamente parecido com um sambo".

    "Sambo", termo depreciativo para pessoas negras, é o nome de uma figura folclórica normalmente mostrada com uma boca exagerada e postura semelhante à de um macaco.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade