Campeã olímpica morta em montanha deixou em carta para 'ninguém se arriscar para socorrê-la'
Laura Dahlmeier sofreu um acidente quando estava em uma cordilheira a 5.700 metros de altura
A campeã olímpica Laura Dahlmeier foi dada como morta após sofrer um acidente enquanto praticava montanhismo em uma cordilheira a 5.700 metros de altura no Paquistão e deixou uma carta avisando que ninguém deveria correr riscos ao socorrê-la caso morresse em situações como essa.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Laura se tornou medalhista olímpica competindo no biatlo de inverno, modalidade que combina esqui cross-country e tiro esportivo, e era uma alpinista experiente. Segundo a agência de notícias AFP, representantes da atleta disseram que ela deixou uma carta com orientações para caso sofresse um acidente.
A alpinista "havia manifestado claramente por escrito que, em uma situação como essa, ninguém deveria arriscar a vida para socorrê-la."
Quando sofreu o acidente, Laura Dahlmeier escalava o pico Laila, uma montanha na Cordilheira do Caracórum, no Paquistão, e estava há 5.700 metros de altura quando foi surpreendida pelo deslizamento de rochas.
Ela estava acompanhada por uma parceira de montanhismo, que alertou os serviços de resgate imediatamente. A parceira de Laura ainda passou horas seguidas tentando resgatá-la, mas decidiu abandonar a região perigosa onde se encontrava após notar que a parceira não demonstrava sinais de vida.
Embora o serviço de resgate tenha sido chamado imediatamente, as equipes de busca só chegaram ao local com um helicóptero na manhã do dia seguinte devido ao difícil acesso da área. Laura foi decretada morta no dia 30, dois dias após o acidente, sem as equipes conseguirem acessar o corpo por conta do risco constante de deslizamento de rochas.
Antes do acidente, a alpinista havia alcançado o topo da Grande Torre Trango, a 6.286 metros de altura. Nas últimas semanas, a região onde ela praticava montanhismo foi afetada por fortes ventos, o que tornava a prática da atividade ainda mais perigosa.
A família de Laura Dahlmeier emitiu um comunicado após a morte da atleta.
"Nos despedimos de um ser humano maravilhoso. Com a sua natureza sincera e calorosa, Laura enriqueceu nossas vidas e as vidas de tantos outros. Ela nos mostrou que vale a pena seguir sonhos e metas, sempre se mantendo verdadeira a si mesma", diz a mensagem.