Briatore diz que F1 verá novo Colapinto nesta temporada
A Fórmula 1 verá um novo Franco Colapinto nesta temporada, com o piloto argentino mais maduro e pronto para ajudar a elevar a Alpine no grid, de acordo com o conselheiro executivo da equipe de propriedade da Renault, Flavio Briatore.
Colapinto, de 22 anos, substituiu o australiano Jack Doohan na Alpine no ano passado, mas não conseguiu marcar nenhum ponto em 18 corridas, já que a equipe abandonou as atualizações e o desenvolvimento do carro usado no ano passado para se concentrar na campanha de 2026.
Pierre Gasly acabou marcando todos os pontos da equipe, já que a Alpine terminou em 10º e último lugar. Colapinto foi o único piloto, além de Doohan, a terminar sem um ponto sequer e viu seu companheiro ficar à frente em 13 corridas e atrás apenas em cinco.
"O verdadeiro problema de Franco (no ano passado) sempre foi a classificação", disse Briatore à Reuters depois que a equipe lançou seu novo carro em Barcelona na sexta-feira. "Na corrida, ele estava no mesmo nível de Pierre."
"Trabalhamos muito com ele, os engenheiros estão trabalhando muito com ele. O ambiente em torno dele é algo completamente diferente na forma como preparamos a corrida e a classificação. Também estou muito confiante."
"Ele está mais maduro... no ano passado ele era um garoto. Agora ele parece um homem."
Colapinto, que fez sua estreia em 2024 como substituto no meio da temporada na Williams, disse que é muito diferente começar uma temporada desde o início.
"Tenho trabalhado um pouco em mim mesmo", disse ele, respondendo a imagens nas mídias sociais que indicam que ele ganhou mais músculos.
"Você muda à medida que amadurece, é claro, e melhora como piloto e como atleta profissional."
"Este ano é muito importante para a equipe. Para mim, pessoalmente, quero ir bem e estou me esforçando para tentar ter um bom ano com a equipe."
Briatore disse no lançamento do carro que espera que a Alpine, agora com motor Mercedes em vez de um Renault, seja competitiva e Colapinto concordou com isso.
"Como equipe, não há mais desculpas", disse ele. "O motor mudou, os regulamentos mudaram e agora temos que trabalhar e ter desempenho."
"No ano passado, é claro que estávamos nos concentrando em 2026 e agora 2026 chegou, então é o momento de ir e obter os resultados que a equipe merece. Espero que o carro seja rápido e que possamos ter os resultados que esperávamos."