PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Brasil testa geração 2016 em Mundial Júnior de natação

15 ago 2011 - 15h41
Compartilhar

O Mundial Junior de Natação da Federação Internacional começa nesta terça-feira e vai até o domingo com esperanças de atletas para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. A competição, que acontece no Peru, conta com 60 países e cerca de 700 atletas.

O nível técnico deverá ser mais alto que nas edições anteriores. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos estabeleceu para este Mundial índices mais fortes para os times que defenderam o país no Mundial do Rio 2006 e Monterrey 2008.

No Mundial Junior, as provas de 50 m e 100 m terão semifinais, as demais passarão das eliminatórias direto para a final. O primeiro dia de provas terá Carolina Bergamaschi nos 50 m peito, Henrique Handa nos 100 m costas, Angelito Cassandra nos 100 m peito e o time de 4x100 m livre que entrará nas eliminatórias com Leonardo Alcover, Arthur Mendes Filho, Gabriel Chimizu e André Pereira.

"Esta é uma fase em que estamos observando como os atletas reagem às várias situações numa competição como essa", falou um dos técnicos da equipe, Sérgio Marques. Ele não quis comentar sobre expectativas, mas ressaltou: "essa competição tem tudo para ser a mais forte de todas e entrar pra história".

A nadadora Carolina disse estar concentrada e que não pensa muito nas adversárias. Para ela, ser a única representante feminina do Brasil mostra a realidade. "O Brasil começou a apoiar o esporte de um modo geral com mais força há pouco tempo e acho que ser a única nadadora brasileira aqui reflete isso".

O Mundial Junior de Natação foi criado há cinco anos por sugestão do Brasil. A primeira edição aconteceu em 2006, no Rio de Janeiro, e a segunda, em 2008, na mexicana Monterrey. O Brasil tem sete medalhas na história do evento (uma de ouro, quatro de prata e duas de bronze).

Muitos atletas que nela surgiram estão hoje nas seleções principais de seus países. No time brasileiro que participou do último Mundial dos Esportes Aquáticos da China, muita gente boa passou nas raias da também jovem competição mundial de juniores. Ana Marcela Cunha, Etiene Medeiros, Daynara de Paula, João de Lucca, Marcos Macedo e Henrique Rodrigues já representaram o país em edições anteriores.

Ana Marcela Cunha foi uma das atletas descoberta na competição mundial de juniores
Ana Marcela Cunha foi uma das atletas descoberta na competição mundial de juniores
Foto: EFE
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade