Brasil nas finais dos Jogos Mundiais
Seleção brasileira de handebol de praia sofre primeira derrota e disputa bronze
Jogos Mundiais marcam a jornada do Brasil rumo às finais de Punhobol
A última segunda-feira (11), foi de emoções mistas para o Brasil nos Jogos Mundiais de Chengdu 2025. A seleção brasileira de handebol de praia sofreu sua primeira derrota na competição e, assim, perdeu a chance de brigar pelo bicampeonato. Já as equipes de punhobol seguem firmes, com 100% de aproveitamento e classificadas para as semifinais.
Handebol de praia: sonho do bicampeonato interrompido
Após um início promissor na competição, a seleção brasileira de handebol de praia enfrentou a Alemanha em um duelo decisivo que não teve o mesmo desfecho da primeira fase. O Brasil dominou o primeiro set, vencendo por 22 a 16, mas viu os alemães reagirem no segundo, que fecharam em 19 a 16, levando a decisão para os pênaltis.
No duelo de goleiros, Moritz Ebert brilhou pela Alemanha, defendendo duas cobranças contra uma única defesa de Cristiano Rossa, garantindo a vitória dos europeus por 8 a 6 no desempate. Com isso, a Alemanha avançou para sua primeira final na história dos Jogos Mundiais, onde enfrentará Portugal, enquanto o Brasil vai disputar a medalha de bronze contra a Espanha.
Punhobol: Brasil com 100% e nas semifinais
Após uma melhora no tempo, as partidas de punhobol puderam ser realizadas na última segunda-feira, com ótimos resultados para o Brasil. No feminino, a seleção venceu a Alemanha por 3 sets a 1, com parciais de 12/10, 7/11, 11/6 e 11/6, garantindo o primeiro lugar do grupo ouro e a vaga direta nas semifinais.
Já no masculino, o Brasil disputou duas partidas e saiu vitorioso em ambas: 3 sets a 0 contra a Áustria (11/9, 11/6 e 15/14) e 3 a 0 contra a Suíça (11/7, 11/8 e 11/9). Com esses resultados, os homens também ficaram na liderança do grupo ouro e avançaram direto para a semifinal.
As semifinais do punhobol acontecem nesta terça-feira (12), com o Brasil aguardando os adversários que sairão das quartas de final, disputadas no mesmo dia.
Jiu Jitsu: eliminação precoce
Na modalidade de Jiu Jitsu, Geovana de Jesus Ferreira Santos competiu na categoria até 63kg, mas acabou eliminada após duas derrotas por ippon, contra a tailandesa Orapa Senatham e a alemã Franziska Freudenberger.
Já na última prova da modalidade em Chengdu, o revezamento misto, a equipe brasileira composta por Mariana Ostetto, Leandro Nascimento, Douglas Schmidtz e Esther Marnet finalizou na décima quarta colocação, ficando apenas 30 segundos atrás da Suíça, medalha de ouro.