Brasil e Espanha acertam pacto de apoio mútuo para 2016
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe do governo espanhol, José Luis Zapatero, selaram hoje um pacto de apoio mútuo caso Rio de Janeiro ou Madri sejam eliminadas no primeiro corte da votação que vai definir a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, no dia 2 de outubro em Copenhague (Dinamarca).
O acordo foi feito hoje na sede da ONU, em Nova York, onde os dois líderes discutem também o impasse sobre o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, além do compromisso dos países de lutar contra emissões de gases poluentes.
Segundo o ministro das relações exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, Lula e Zapatero também conversaram de maneira "amistosa" sobre a rivalidade entre as cidades, e ambos veem suas respectivas candidatas com possibilidades de vitória.
Na primeira rodada da votação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para a escolha da sede dos Jogos de 2016, uma das quatro concorrentes (Chicago e Tóquio são as outras) será eliminada, e seus representantes poderão votar em outra cidade.