PUBLICIDADE
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time

Conheça os adversários do Botafogo na fase de grupos da Libertadores

Os três adversários do Botafogo são os atuais campeões nacionais de seus respectivos países.

19 mar 2024 - 21h45
(atualizado às 21h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Esporte News Mundo

Na noite da última segunda-feira (18), o Botafogo conheceu seus adversários na fase de grupos da Libertadores, após o sorteio realizado em Luque. Em seu grupo, o Alvinegro irá enfrentar a LDU (EQU), Junior Barranquilla (COL) e Universitario (PER), no Grupo D da competição.

Seus três adversários são times tradicionais em seus países e são os atuais campeões nacionais de seus respectivos países. O Junior Barranquilla venceu o Campeonato Finalización de 2023, onde bateu o Independiente Medellín na final, vencendo nos pênaltis. O Universitário venceu o seu 27º  Campeonato Peruano. Já a LDU venceu o Campeonato Equatoriano, após derrotar o Independiente Del Valle nos pênaltis.     

Ao todo a equipe irá percorrer 26.874 quilômetros em viagens, contando idas e voltas. E ainda terá que enfrentar os 2.850 metros de Quito para enfrentar a LDU. Seus três adversários atuam em grandes estádios e usam deles como alçapões. 

LDU, o atual campeão equatoriano e da Sul-Americana 

A LDU é a atual campeã da Copa Sul-Americana e além disso tem outros quatro títulos internacionais (Libertadores 2008, Copa Sul-Americana 2009 e as Recopas Sul-Americanas 2009 e 2010). Ainda na última temporada, a equipe de Quito derrotou o Independiente Del Valle nos pênaltis e conquistou o Campeonato Ecuatoriano. 

A equipe perdeu o técnico que conquistou a última competição continental, o argentino Luis Zubeldía, mas muitos jogadores importantes na conquista continuam no clube como o goleiro Alexander Domínguez, o zagueiro Ricardo Adé e o meia-atacante Jhojan Julio. A equipe agora é treinada pelo técnico espanhol Josep Alcácer, de 44 anos. 

A La U, é o único time do grupo que o Botafogo já enfrentou em jogos oficiais. As duas equipes se enfrentaram na última Copa Sul-Americana, ambas as partidas terminaram em 0 a 0, tanto no Rio de Janeiro quanto em Quito. A equipe manda seus jogos no Estádio Casa Blanca que tem capacidade para receber 42 mil pessoas. 

Junior Barranquilla, atual campeão do torneio Finalización 

O Junior Barranquilla é o atual campeão do torneio Finalización de 2023, ele não é um dos maiores campeões do Campeonato Colombiano, mas é um time que disputa frequentemente competições continentais e essa é a sua 18ª participação na Libertadores.  A sua melhor campanha na Libertadores foi em 1994, quando caiu na semifinal para o campeão Vélez Sarsfield.

O principal jogador do Rojiblanco é o experiente atacante Carlos Bacca, de 37 anos, que tem passagens por clubes como Sevilla, Milan e Villarreal. O atacante foi revelado pelo clube e em 2022 retornou para equipe, na última temporada ele marcou 20 gols em 48 jogos. Em 2024, ele marcou sete tentos em 12 partidas. A equipe de Barranquilla também conta com nomes conhecidos no futebol brasileiro, o volante Victor Cantillo, ex-Corinthians, e o meia Jimmy Chará, ex-Atlético Mineiro e que estava no Portland Timbers, da MLS. A equipe de Barranquilla é treinado pelo técnico colombiano Arturo Reyes, de 53 anos, desde o ano de 2022. Ele tem passagens pelas seleções de base da Colômbia.

O Junior Barranquilla manda seus jogos no Estádio Metropolitano Roberto Melendez, que tem capacidade para mais de 43 mil espectadores, sua torcida é apaixonada e faz de sua casa um caldeirão.   

Universitario, atual campeão do Peruano e invicto há sete meses

O Universitario é o atual campeão peruano, ele venceu o Apertura no primeiro semestre de 2023, vencendo o Sporting Cristal de Tiago Nunes, que foi vice-campeão. O time de Lima fez a final da competição contra seu grande rival, o Alianza Lima, vencedor do Clausura. Na decisão do torneio a equipe crema venceu no agregado por 3 a 1. No entanto, o time perdeu seu técnico, o uruguaio Jorge Fossati, ex-Internacional, para a seleção peruana. 

No seu lugar, a equipe da capital peruana trouxe outro velho conhecido do futebol brasileiro, o argentino Fabián Bustos, ex-Santos e América Mineiro. Nesta temporada, o Universitario está invicto e lidera o Campeonato Peruano, com seis vitórias e dois empates em oito jogos. A equipe crema não perde desde agosto do ano passado, quando foi derrotada pelo ADT, por 2 a 0, fora de casa, pela nona rodada do Clausura. Os principais jogadores do Universitario são o goleiro Diego Romero, lateral-direito Aldo Corzo e os atacantes Andy Polo e Edison Flores todos que são figuras cativas na seleção Peruana. 

A casa do Universitario é o Estádio Monumental de Lima, que tem capacidade para 80 mil pessoas, e foi palco da final da Libertadores do ano de 2019, que foi vencida pelo Flamengo.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade