Apesar do resultado ruim, Botafogo mostra boas dinâmicas para a sequência da temporada
Mesmo com o resultado adverso, Botafogo de Martín Anselmi mostrou boas dinâmicas para o restante da temporada; entenda
Na última quarta-feira (5), pela segunda rodada do Brasileirão, o Grêmio venceu o Botafogo em uma partida de oito gols: 5×3. Mesmo no início da temporada e com alguns atletas fora de ritmo, as duas equipes entregaram um verdadeiro espetáculo na arena tricolor.
Para os torcedores alvinegros, a partida não foi nada agradável, mas não há motivo para descartar totalmente a atuação do time de Martín Anselmi. À frente do placar em duas oportunidades, o Glorioso mostrou organização e a cara do treinador argentino em determinados momentos. A seguir, vamos destrinchar um pouco da partida do Botafogo nesse meio de semana.
PONTOS POSITIVOS
Apenas em sua quinta partida à frente do Botafogo (a quarta com o time principal), Anselmi consegue dar unidade ao time campeão do Brasileiro e da Libertadores de 2024. Na saída de bola, a ideia é clara: troca de passes entre o goleiro Neto, o zagueiro Barboza e o lateral (agora zagueiro) Mateo Ponte, com Newton mais avançado. Em determinados momentos, Newton, Barboza e Ponte eram responsáveis por sair jogando desde a zaga.
Na parte defensiva, o Botafogo defende ora em 5-3-2, ora em 5-4-1. Até certo ponto, suficiente para segurar o Grêmio, também bem treinado por Luís Castro. O meio de campo tem sido a principal arma de Anselmi, com Danilo e Montoro protagonistas nesse início de temporada, seja atacando ou defendendo. Com o apoio de Vitinho e Alex Telles, a tendência é que o setor continue forte ao longo dos jogos.
Mais adiante, Arthur Cabral participou bem do jogo. Sustentou embates físicos, fez o pivô e deu bons passes. Sem Santi Rodríguez, entretanto, o Glorioso perdeu força na partida, apesar da boa partida de Artur, que veio do banco.
PONTOS NEGATIVOS
Com poucas partidas, obviamente ainda existem ajustes a serem feitos por Anselmi. A falta de ritmo comum do início de temporada também prejudica a maioria das equipes, que iniciou o Brasileirão de 2026 um mês após terminar a edição de 2025.
Dado o devido contexto, o treinador argentino precisará ajudar Mateo Ponte na adaptação à zaga. Aos 22 anos, o camisa 4 tem plenas condições de se ajustar a nova função, na qual ainda mostra dificuldades. No primeiro gol de Carlos Vinícius, o uruguaio falhou na hora de afastar a bola.
Outro ponto que chama a atenção é a linha de 5 do Botafogo. Ao mesmo tempo que se mostrou organizada em certos momentos, precisa normalmente de ajustes. Além da dificuldade em transição defensiva, a defesa de cruzamentos também se mostrou ineficaz em alguns ataques do Grêmio.
Grande parte dos lances de perigo (e gols, inclusive) vieram desse problema. Algo normal, visto o quão recente é o trabalho de Anselmi e o quão difícil é estruturar uma linha de 5, principalmente os espaços entre os defensores, aproveitado pelo camisa 95 tricolor em seu segundo gol, inclusive.
CONCLUSÃO
Apesar do resultado e dos pontos a serem observados, é possível ver uma boa base sendo montada por Martín Anselmi. Resta ver se o time irá evoluir ou não com a chegada de reforços, assunto abordado pelo treinador após a partida.
O Glorioso terá pela frente uma semana decisiva, com clássicos contra Vasco e Fluminense por Carioca e Brasileirão, respectivamente. Logo depois, visita o Nacional Potosí, pela Libertadores.