Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

TJ-RJ confirma realização da eleição presidencial da CBB na sexta-feira

Problema está na impugnação da chapa de oposição, liderada por Enyo Correa, presidente da Federação Paulista de Basquete

16 fev 2021 - 23h24
Compartilhar
Exibir comentários

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) confirmou nesta terça-feira a realização da eleição da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), agendada para a próxima sexta. No fim da última semana, uma outra decisão havia suspendido, por tempo indeterminado, a Assembleia Geral da entidade para a votação.

A decisão foi do desembargador Nagib Slaibi Filho, presidente da Sexta Câmara Cível e membro efetivo do Órgão Especial do TJ-RJ. "Não compete ao Poder Judiciário decisão sobre o processo eleitoral diante da existência de cláusula compromissória, uma vez que todas as alegações e pedidos formulados pelos agravados serão analisados no Procedimento Arbitral Esportivo pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem. Ante o exposto, defiro a liminar para suspender os efeitos da decisão agravada, mantendo as eleições pelas regras postas", afirmou.

Enyo Correa, presidente da Federação Paulista de Basketball
Enyo Correa, presidente da Federação Paulista de Basketball
Foto: Divulgação/FPB / Estadão

O impasse envolve a chapa de oposição, liderada por Enyo Correa. Na última semana, o dirigente, que preside a Federação Paulista de Basquete, havia solicitado a suspensão da eleição, após ter a sua chapa impugnada por decisão do Conselho de Administração da CBB. E havia tido êxito em parte do seu pedido.

O presidente da CBB, Guy Peixoto, busca a reeleição pela Chapa Transparência, tendo a ex-jogadora Magic Paula como vice. E essa foi a única chapa homologada. Com a decisão desta terça, a eleição será realizada na sexta-feira, às 11 horas, na sede da confederação, no Rio.

"Não se está diante de demanda sobre infrações disciplinares, mas sim diante de demanda pretendendo anular atos e decisões do processo eleitoral da CBB, que para essas questões, existe cláusula compromissória expressa no art. 108 do Estatuto da CBB e do Regulamento do Processo Eleitoral", acrescenta a decisão de Slaibi Filho.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade