Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Spurs levam título e Splitter se torna 1º brasileiro campeão da NBA

16 jun 2014 - 07h51
Compartilhar

Spurs levam título e Splitter se torna 1º brasileiro campeão da NBA Um jogador brasileiro fez história na noite deste domingo na NBA. O pivô Tiago Splitter, do San Antonio Spurs, tornou-se o primeiro atleta do País a conquistar o título da NBA. A conquista veio após seu time triunfar, em casa, sobre o Miami Heat por 104 a 87 e fechar a série melhor de sete em 4 a 1.

Este é o quinto título da franquia de San Antonio, que já havia ficado com a honraria nas temporadas 1998/99, 2002/03, 2004/05 e 2006/07. Foi também a quinta conquista de Tim Duncan, presente em todas as anteriores, e o quarto do trio formado por Duncan, Manu Ginóbili e Tony Parker.Além disso, o San Antonio Spurs pode sentir o gosto de revanche pela derrota na final da temporada passada, quando os texanos perderam de virada por 4 a 3.

Por fim, os Spurs quebraram a sequência de dois títulos do Miami Heat, que buscava o primeiro tricampeonato consecutivo desde o triênio 1999/00, 2000/01 e 2001/02, quando os Lakers de Kobe Bryant e Shaquille O’Neal venceram em série.

O jogo - A partida deste domingo não começou nada simples para os Spurs. Apesar de terem o apoio da torcida, os anfitriões começaram o jogo muito nervosos, errando vários arremessos de quadra e permitindo vários contragolpes do Heat, que logo abriu 16 pontos de vantagem no marcador: 22 a 6.

A reação começou ainda no primeiro quarto. A partir da segunda metade, comandados por Kawhi Leonard, os Spurs diminuíram a diferença em relação aos visitantes para apenas sete pontos: 29 a 22.O segundo quarto foi decisivo para o restante da partida. Os sete pontos de vantagem do Heat foram logo pulverizados e transformados em vantagem de sete pontos para os donos da casa, que levaram o placar de 47 a 40 para o intervalo.

A pausa não mudou o panorama da partida e os Spurs continuaram jogando em alto nível. No terceiro quarto, as bolas de três do argentino Manu Ginóbili caíram uma atrás da outra e levantaram os torcedores da AT&T Arena, que viram seu time disparar no marcador e vibraram com a vantagem de 19 pontos como se o título já estivesse garantido.O Heat, enfim, se encontrou nos minutos finais e impediu os anfitriões de terminarem a partida com uma diferença ainda maior. Nada próximo do necessário para impedir o título dos texanos com um triunfo tranquilo por 104 a 87.

O destaque da partida foi o camisa 6 do Miami Heat, LeBron James, que chamou a responsabilidade e fez um duplo-duplo de 31 pontos e 10 rebotes, insuficientes para impedir a derrota do seu time.

Kawhi Leonard voltou a brilhar com a camisa do San Antonio Spurs e também fez um duplo-duplo, ao deixar a quadra com 22 pontos e 10 rebotes. Além disso, o jogador, que brilhou em toda a série final, foi eleito o MVP (jogador mais valioso) dos playoffs. Ele é o quarto jogador mais jovem da história a receber tal prêmio.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra