2 eventos ao vivo

Seleção feminina finaliza testes e inicia treinos táticos para o Pan

9 jun 2015
08h48
  • separator
  • 0
  • comentários

As 16 atletas convocadas pelo técnico Luiz Augusto Zanon começaram a preparação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, que acontecem em julho. Na última segunda-feira, as jogadoras da Seleção Brasileira fizeram exames médicos laboratoriais, testes de esforço e os testes físicos em quadra, antes dos treinamentos táticos no Tênis Clube de Campinas.

A fisioterapeuta do time verde e amarelo, Milena Perroni, realizou exames que avaliam os fatores de risco para lesões de cada atleta. A partir desse procedimento, medidas preventivas podem ser tomadas para reduzir o número de contusões e melhorar a performance.

"Fizemos uma avaliação funcional sistemática do movimento. A ideia é avaliar funcionalmente os movimentos que são comuns realizados por elas na preparação, tendo como pressuposto que queremos avaliar a capacidade de coordenação para a execução de movimento, a capacidade de mobilidade, que é por exemplo a possibilidade de buscar uma bola correndo mais rápido. O teste é feito em sete etapas que envolvem todos esse aspecto", explicou Perroni.

"Esse ano, objetivamos apenas três testes que são de agachamento, o passo sobre a barreira e o afundo. O mais interessante no caso delas é que filmamos esses testes para que as jogadoras possam se observar e a partir daí são passados exercícios de correção para que possam executar esses movimentos de forma melhor e refletir no treinamento em quadra. Estamos com o objetivo bem sucinto que é avaliar, ver a imagem, qualificar e treinar para levar para a quadra", acrescentou a fisioterapeuta.

O Brasil busca a quarta medalha de ouro no torneio feminino de basquete dos Jogos Pan-Americanos. A última vez que a Seleção subiu ao lugar mais alto do pódio foi em 1991, em Havana, Cuba. A equipe verde e amarela integra o Grupo A e faz sua estreia contra os Estados Unidos no dia 16 de julho. Na sequência, as brasileiras enfrentam Porto Rico e República Dominicana. A Chave B é composta por Canadá, Cuba, Argentina e Venezuela.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade