PUBLICIDADE

Marcelinho faz 63 pontos e entra para a história

7 mar 2010 - 15h22
(atualizado às 16h53)

O ala Marcelinho Machado entrou para a história neste domingo. Responsável por 63 pontos na vitória do Flamengo sobre o São José pelo NBB, neste domingo, ele tornou-se o recordista de pontos em uma mesma partida em Campeonatos Brasileiros de basquete.

Marcelinho Machado brilhou e mostrou mão calibrada nos arremessos de 3 pontos
Marcelinho Machado brilhou e mostrou mão calibrada nos arremessos de 3 pontos
Foto: EFE

» Heat vencem Hawks e se aproximam um pouco mais do rival
» Mavericks acumulam 11 vitórias seguidas após derrotarem Bulls
» Suns derrotam Pacers em jogo marcado por brigas e faltas técnicas
» Suns derrotam Pacers em jogo marcado por brigas e faltas técnicas

A marca anterior, 59 pontos, havia sido feita por Oscar Schmidt em 4 de abril de 1999, quando ele vestia a camisa do Mackenzie contra o Santo André. Porém, considerando-se todos os campeonatos disputados em solo brasileiro, o "Mão Santa" ainda é o melhor, pois chegou a fazer 74 pontos para o Bandeirante contra o Corinthians no Paulista de 1997.

Além da pontuação, o atleta ainda quebrou o recorde de arremessos de três pontos convertidos no Novo Basquete Brasil (NBB), que pertencia ao armador do Ciser/Araldite/Univille/Joinville, Manteguinha: nove bolas. Ao todo, ele acertou 16 arremessos de três pontos em 21 tentativas.

Para efeito de comparação, na Liga Espanhola (ACB), o maior número de arremessos de três pontos convertidos pertence ao brasileiro Oscar Schmidt, que acertou 11 de 19 tentativas na temporada 1993/1994. Na NBA, o ala do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant, em 2003, e o ex-ala do Toronto Raptors, Donyell Marshall, em 2005, acertaram 12 arremessos numa única partida.

"Outro dia, estava assistindo a um jogo da NBA com a minha esposa e passou uma reportagem sobre os 81 pontos que o Kobe Bryant marcou uma vez. Aí eu falei brincando com ela que, num dia inspirado, de repente eu chegava aos 50 pontos. Hoje eu estava inspirado, muito feliz, e esse recorde foi fruto do ótimo trabalho da nossa equipe", afirmou Marcelinho.

"Apesar de desfalcado, o São José veio para vencer a gente, teve bom aproveitamento nos arremessos e estava muito bem no ataque. Tivemos dificuldades para marcá-los. Foi uma vitória importante, porque continuamos em busca da liderança", continuou o cestinha do NBB.

O Flamengo é o segundo time com melhor aproveitamento no NBB, atrás apenas do Universo/BRB/Financeira Brasília.

Confira os resultados deste domingo no NBB:

Flamengo 100 x 89 São José/Unimed/Vinac
Pitágoras/Minas 114 x 113 GRSA/Itabom/Bauru
Universo/BRB/Financeira Brasília 101 x 62 Assis Basket
Campos do Conde/Sercomtel/Londrina 75 x 64 Paulistano/Amil
Ciser/Araldite/Univille/Joinville 63 x 75 Pinheiros/SKY
Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV 64 x 85 Vivo/Franca

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade