PUBLICIDADE

Brasil bate Tunísia e estreia com vitória no Pré-Olímpico

Seleção brasileira volta à quadra nesta quarta-feira para enfrentar a Croácia

29 jun 2021 17h59
| atualizado às 18h29
ver comentários
Publicidade

O Brasil atropelou a Tunísia e estreou com vitória no Pré-Olímpico de basquete masculino. Em jogo disputado na tarde desta terça-feira (29), em Split, na Croácia, a seleção brasileira venceu os africanos por 83 a 57.

Yago Mateus - Brasil x Tunísia - Pré-Olímpico
Yago Mateus - Brasil x Tunísia - Pré-Olímpico
Foto: Divulgação / FIBA / Jumper Brasil

O Brasil iniciou sua jornada, em busca da vaga olímpica, com uma bela atuação contra a equipe tunisiana. Logo no início do jogo, os comandados por Aleksandar Petrovic encontraram uma boa forma de explorar as deficiências defensivas do adversário, através de um jogo de pick-and-roll com os armadores Marcelinho Huertas e Vítor Benite junto ao pivô Lucas Mariano. No primeiro período também, o ala Alex Garcia se destacou com duas bolas roubadas. 

Após os primeiros dez minutos de partida terminarem empatados (21 a 21), o Brasil voltou com um forte jogo de transição. Vale destacar a participação do armador Yago Mateus e do ala Léo Meindl, que saíram do banco para elevar o nível de jogo da seleção. Faltando cinco minutos para acabar a primeira metade do jogo, o pivô Rafael Hettsheimeir converteu duas bolas de três pontos e ampliou a vantagem do Brasil para oito pontos (34 a 26). No final do primeiro tempo, o Brasil abriu uma vantagem de dígitos duplos e conseguiu levá-la para o intervalo (43 a 31).

Na volta do intervalo, os brasileiros estavam muito pilhados e acabaram fazendo cinco faltas com menos de três minutos de jogo. Posteriormente, o Brasil conseguiu uma boa fluidez nos ataques e na escolha dos arremessos. Restando dois minutos para acabar a terceira parte do jogo, o técnico brasileiro começou a rodar mais o elenco, e o time correspondeu abrindo 18 pontos (64 a 46). 

Os dez últimos minutos começaram com um Brasil muito forte nos rebotes, conseguindo uma boa sequência no garrafão ofensivo. A dupla Yago e Anderson Varejão deu as cartas para a seleção fechar o jogo com um bom trabalho de arremessos do perímetro e de dentro da área pintada. Com isso, o Brasil conseguiu uma vitória tranquila no primeiro confronto do Pré Olímpico. Vítor Benite foi o cestinha do jogo, com 15 pontos. O único jogador brasileiro que não entrou em quadra foi o armador Georginho.

O Brasil volta à quadra nesta quarta-feira (30), às 15h (horário de Brasília), diante da Croácia. Os dois primeiros colocados avançam para as semifinais, quando cruzam com o outro mini-grupo de Split, formado por Alemanha, México e Rússia. A final será no dia 4 de julho e apenas o campeão do Pré-Olímpico consegue uma vaga em Tóquio.

Resultados do Pré-Olímpico - 29/06/2021

Por Pedro Albuquerque

Jumper Brasil
Publicidade
Publicidade