Uma cena inusitada marcou o maior clássico do Campeonato Baiano, neste domingo: depois do segundo gol do Vitória, a torcida do Bahia usou os instrumentos musicais conhecidos como "caxirolas" para protestar contra o time. A partida terminou 2 a 1 para a equipe rubro-negra
Foto: Edson Ruiz / Gazeta Press
Caxirolas deram trabalho e até interromperam o clássico, para que os funcionários do estádio pudessem retirá-las do gramado
Foto: Edson Ruiz / Gazeta Press
Carlinhos Brown, principal idealizador da caxirola, participou do lançamento oficial na Arena Fonte Nova
Foto: Edson Ruiz / Gazeta Press
Ao contrário dos tricolores, a torcida do Vitória aproveitou a caxirola para fazer barulho e apoiar o time
Foto: Romildo de Jesus / Agência Lance
A ideia é que a caxirola se torne comum nos estádios brasileiros até a Copa do Mundo de 2014
Foto: Edson Ruiz / Gazeta Press
Compartilhar
Publicidade
O lançamento da caxirola, instrumento musical licenciado pela Fifa e que deve ser amplamente usado durante a Copa do Mundo de 2014, foi ironizado nesta segunda-feira pelo jornal inglês The Guardian. A publicação comparou o pequeno chocalho feito de plástico e inventado pelo músico Carlinhos Brown com as vuvuzelas que marcaram o Mundial de 2010, na África do Sul.
"Se você achava que as vuvuzelas eram ruins, espere até ouvir a caxirola", escreveu John Crace, em um dos blogs da publicação. "Poupem-nos do som da Copa do Mundo de 2014 no Brasil" foi a chamada para o texto.
O instrumento foi lançado no clássico entre Bahia e Vitória, pelo Campeonato Baiano, neste domingo, na Arena Itaipava Fonte Nova. Espécie de chocalho, a caxirola não empolgou e chegou a ser jogada no campo como protesto pelo resultado da partida – o Vitória venceu por 2 a 1.
Para o The Guardian, o lançamento do instrumento é uma prova de que nenhum momento de espontaneidade deixará de ser explorado comercialmente. De acordo com a análise, as vuvuzelas africanas eram mais autênticas, não pareciam planejadas.
"Parecia que os amantes do futebol na África do Sul estavam empolgados por sediar o Mundial e estavam aproveitando da sua própria maneira".
O jornalista descreve a Caxirola como uma peça de plástico nas cores verde e amarelo, pequena suficiente para caber em uma mão e parecida com uma granada, que faz "um inofensivo e não muito alto chocalhar".
"Os brasileiros deveriam ter ido além e entregado garrafas de valium para os fãs de futebol chacoalharem", disse o texto, citando a medicação calmante forte e de acesso controlado.
A presidente Dilma Rousseff visitou a exposição O Olhar que Ouve, organizada por Carlinhos Brown no Palácio do Planalto
Foto: Reuters
Dilma até brincou com uma caxirola, instrumento musical criado por Brown cm a intenção de repetir o sucesso que a vuvuzela teve na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul
Foto: Reuters
A visita contou com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy
Foto: Reuters
A exposição está no Palácio do Planalto
Foto: Reuters
Compartilhar
Publicidade
<a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/360-arena-fonte-nova/iframe.htm" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/360-arena-fonte-nova/iframe.htm">veja o infográfico</a>