PUBLICIDADE

WEC: Com foco nos GTs, Valentino Rossi testará o Hypercar da BMW em 2024

Se preparando para a temporada 2024 do WEC, Rossi testou um Oreca LMP2 no Bahrein e pode andar "em algum momento" no Hypercar da BMW

21 nov 2023 - 21h09
Compartilhar
Exibir comentários
Valentino Rossi testou um Oreca 07 LMP2  da equipe WRT nos testes pós-temporada no Bahrein.
Valentino Rossi testou um Oreca 07 LMP2 da equipe WRT nos testes pós-temporada no Bahrein.
Foto: FIA GT3 / Divulgação

O piloto italiano Valentino Rossi, ex-campeão mundial de MotoGP, está cada vez mais próximo de estrear no no FIA WEC. Após participar dos testes de iniciantes do campeonato no Bahrein, Rossi dará algumas voltas no BMW M Hypercar V8 como preparação para uma futura estreia na categoria.

Andreas Roos, diretor da BMW Motorsports, ressaltou as qualidades de Rossi após os tempos do italiano no teste com um protótipo de LMP2. Além disso, o piloto de 44 anos registrou tempos na casa de um segundo atrás do estreante Charles Weerts ao longo das duas sessões.

Em conversa com a Sportscar365, Roos insistiu que o teste LMP2 de Rossi não era um pré-requisito para estar em um protótipo LMDh do fabricante, mas veio num momento oportuno para a equipe belga WRT.

"Foi uma oportunidade que surgiu porque a WRT teve que fazer o teste de estreia no Bahrein", explicou Roos. "No final houve uma discussão entre [o chefe da equipe] Vincent Vosse e os pilotos. Não estávamos realmente envolvidos."

Ainda falando sobre o italiano, o dirigente da BMW deixou claro que Rossi poderá guiar o Hypercar em 2024. "Sempre dissemos que queríamos que ele testasse, em algum momento, o carro LMDh", disse ele. "Também é um grande desejo dele testar o carro uma vez. Sempre dissemos que faríamos, mas ainda não definimos uma data."

"Provavelmente acontecerá em algum momento em 2024, não em 2023. Provavelmente acontecerá em 2024, mas quando, não posso dizer agora porque temos que ver como isso se encaixa em todos os cronogramas. Da programação dele à nossa programação de testes e assim por diante."

Foco de Rossi será a classe LMGT3

Rossi está atualmente focado no campeonato GT3 da FIA, onde competiu com um BMW M4 GT3 da equipe WRT e venceu duas corridas na temporada de 2023.

"Neste momento o seu foco está claramente no lado do GT3", disse Roos. "Foi o seu segundo ano no GT3 onde fez um trabalho fantástico. Ele venceu corridas e deu mais um grande passo. Acho que podemos desenvolver isso."

"Ele fez um bom trabalho no carro LMP2, para ser honesto. Ele era muito bom. Portanto, não há dúvida de por que não deveríamos dar a ele a chance de testar também o carro LMDh”, finalizou.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade