Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

“Stock Car Mais Rápido que o Tempo” brilha em Londres

Curta brasileiro sobre a evolução da Stock Car é indicado ao International Motor Film Awards, o “Oscar” do cinema automotivo, em Londres.

9 out 2025 - 12h00
Compartilhar
Exibir comentários
Curta-documentário traz ao cinema a história da Stock Car
Curta-documentário traz ao cinema a história da Stock Car
Foto: Divulgação / Flavia Valsani Fotografia

O curta-documentário “Stock Car Mais Rápido que o Tempo” marcou presença na 12ª edição do International Motor Film Awards, realizada em 2 de outubro no Alexandra Palace, em Londres, Inglaterra. Indicado na categoria Melhor Curta-Documentário, o filme representou o Brasil no evento conhecido como o “Oscar” do cinema automotivo, que reuniu produções de alto nível, incluindo nomes ligados à Fórmula 1 e ao filme “F1”, produzido por Lewis Hamilton e estrelado por Brad Pitt.

Com 29 minutos e 43 segundos, o documentário é uma produção da Valete de Copas Filmes, em parceria com a ArcelorMittal e apoio da Vicar. Dirigido por Conrado Ferrato, com codireção de Alexandre Guariglia e Rafael Crespo, e produção executiva de Felipe Motta e João Bosco Reis e Silva, o filme narra a trajetória da Stock Car Pro Series, desde sua fundação em 22 de abril de 1979, no Autódromo de Tarumã, Rio Grande do Sul, até a introdução dos carros SUVs em 2025. A primeira corrida, vencida por Affonso Giaffone, marcou o início da categoria com os Chevrolet Opala.

O documentário destaca a evolução tecnológica e a paixão que moldaram a Stock Car, com depoimentos de figuras históricas como Ingo Hoffmann, maior campeão da categoria, além de Washington Bezerra, Lincoln Oliveira, Zeca Giaffone, Carlos Col, José Avallone Neto, Paulo de Tarso, Christian Fittipaldi, Rosinei Campos (“Meinha”) e Lourival Pereira dos Santos (“Losa”). As filmagens, realizadas entre janeiro e julho de 2025 nos autódromos Velocitta e Interlagos, capturam a essência da categoria.

A 12ª edição do International Motor Film Awards foi realizada em Londres
A 12ª edição do International Motor Film Awards foi realizada em Londres
Foto: divulgação / International Motor Film Awards

Conrado Ferrato, que também assina o roteiro ao lado de Guariglia e Crespo, celebrou a experiência de estar entre grandes nomes do cinema automotivo. “Estar no mesmo ambiente de produções como ‘F1’ e ‘Missão Impossível’ é indizível. Há um ano, isso era um sonho”, afirmou. Felipe Motta destacou o respeito internacional pelo automobilismo brasileiro: “Ver o carro da Stock Car ao lado de grandes produções foi surreal. O cinema e o automobilismo brasileiros são muito respeitados”.

Embora não tenha vencido – o prêmio de Melhor Curta-Documentário foi para “Front Runner Outfitters – Keep Searching” e “A Tale of Passion and Challenge”, e o Grand Prix para “Samurai Blue: Afterimage” –, o filme acumula conquistas em outros festivais. Ganhou Melhor Documentário no American Latino International Short Film Festival (Los Angeles), recebeu menções honrosas no Athletic Coup Film Festival (Atenas) e no Grand Motoring Film Festival (Carolina do Sul), além de seleções no Sport Movies & TV (Milão) e Short to The Point (Bucareste).

  • Ficha Técnica: “Stock Car Mais Rápido que o Tempo”
  • Produtora: Valete de Copas Filmes
  • Direção: Conrado Ferrato
  • Codireção e roteiro: Alexandre Guariglia, Rafael Crespo
  • Produção executiva: Felipe Motta, João Bosco Reis e Silva
  • Direção de fotografia: Rhebling Jr
  • Operadores de câmera: Laís Moura, Jeffersonn Barboza
  • Assistentes de câmera: Marcio Koga, Daniel Costa
  • Áudio: Hudson Teixeira, Carolina Barranco, Raphael Balbino
  • Montagem: Marcela Zampieri
  • Color grade: Henrique Reganatti (Zumbi Post)
  • Motion Graphics: Laís Moura (Ralfen Films)
  • Duração: 29min43s
  • Locações: Autódromo Velocitta e Interlagos
  • Período de produção: Janeiro a julho de 2025
Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade