Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rovanperä triunfa na Europa Central e Toyota conquista título do WRC

Kalle Rovanperä domina rally, garante 5° título consecutivo de construtores para a Toyota e mantém disputa pelo título de pilotos acirrada.

19 out 2025 - 10h30
(atualizado às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Com o título de construtores, a Toyota fica a apenas um do recorde histórico da Lancia
Com o título de construtores, a Toyota fica a apenas um do recorde histórico da Lancia
Foto: Jaanus Ree / Red Bull Content Pool

Kalle Rovanperä conquistou uma vitória dominante no Rali da Europa Central, liderando a Toyota Gazoo Racing ao quinto título consecutivo de construtores no Campeonato Mundial de Rali (WRC). A vitória, a terceira do finlandês na temporada, após triunfos nas Ilhas Canárias e na Finlândia, consolidou a nona conquista de construtores da Toyota, superando os oito títulos da Citroën e ficando a apenas um do recorde histórico da Lancia. O resultado também intensificou a batalha pelo título de pilotos, que permanece aberta com duas etapas restantes no campeonato.

Rovanperä assumiu o comando do rally no sábado, após um acidente de seu companheiro de equipe, Sébastien Ogier, na etapa 10 (Keplý). Ogier, que liderava o campeonato por dois pontos sobre Elfyn Evans, perdeu o controle devido a um pneu furado não detectado pelo sistema de pressão de seu GR Yaris Rally1. “Tivemos um furo na frente esquerda e, infelizmente, o sensor não funcionou, então não recebi a informação. Percebemos na curva, e o carro não virou, foi para a vala e batemos numa árvore”, explicou Ogier. O impacto de 10G danificou severamente a frente esquerda do carro, mas Ogier e o copiloto Vincent Landais saíram ilesos. O incidente, semelhante a um acidente que o tirou do mesmo rally em 2024, forçou sua retirada no sábado, mas ele retornou no domingo sob as regras de Super Rally, vencendo a classificação Super Sunday e a Power Stage, garantindo 10 pontos.

Rovanperä assumiu a liderança após acidente de Ogier.
Rovanperä assumiu a liderança após acidente de Ogier.
Foto: Jaanus Ree / Red Bull Content Pool

Rovanperä, que começou o sábado 0,6 segundo atrás de Ogier, aproveitou a oportunidade e venceu a etapa Made in FRG, assumindo a liderança. Ele administrou a vantagem com precisão, terminando o rally com 43,7 segundos de diferença sobre Elfyn Evans, que superou Ott Tänak, da Hyundai, no Power Stage para ficar em segundo. “Foi um bom dia. A tarde foi mais complicada, mas tudo correu bem. Amanhã será um grande dia, a luta será apertada”, disse Rovanperä no sábado. Ele somou 31 pontos, incluindo seis do Super Sunday, fortalecendo suas chances de conquistar o terceiro título de pilotos.

A vitória de Rovanperä no Rally da Europa Central mantém aberta a disputa pelo título de pilotos.
A vitória de Rovanperä no Rally da Europa Central mantém aberta a disputa pelo título de pilotos.
Foto: Jaanus Ree / Red Bull Content Pool

A Toyota dominou o rally, com Takamoto Katsuta brilhando em quarto, vencendo duas etapas, incluindo Klatovy, e terminando a 13,6 segundos de Evans. Adrien Fourmaux, da Hyundai, ficou em quinto, enquanto Sami Pajari impressionou em sexto. Thierry Neuville, atual campeão mundial, enfrentou problemas desde sexta-feira, quando perdeu mais de um minuto devido a um furo de pneu após acertar uma barreira na etapa 5. Neuville abandonou após colidir com uma ponte na etapa 15 (Beyond Borders), que foi cancelada. “Sai de frente na entrada, e a curva era mais fechada do que eu esperava. Não havia tempo para reagir. Foi um impacto grande.”, disse Neuville. Ele e o copiloto Martijn Wydaeghe saíram ilesos, mas o carro bloqueou a estrada, levando ao cancelamento da etapa após apenas três carros completarem o trecho.

Josh McErlean, da M-Sport Ford, igualou seu melhor resultado em sétimo, apesar de uma colisão com uma chicane. Grégoire Munster, também da M-Sport, terminou sob Super Rally após abandonar na sexta-feira devido a danos na suspensão traseira. Na categoria WRC2, Jan Cerny venceu após incidentes de Nikolay Gryazin, Léo Rossel e Alejandro Cachón, que abandonou na etapa 14 por danos na suspensão traseira. Oliver Solberg, recém-coroado campeão WRC2, terminou em oitavo no geral, mas não era elegível para pontuar.

Com o título de construtores garantido, a Toyota celebra sua supremacia, enquanto a disputa pelo título de pilotos segue acirrada, com Evans na liderança, seguido por Rovanperä e Ogier, e Tänak “correndo por fora”. As próximas etapas prometem emoção no WRC.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade