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Nascar inventa classificação para playoffs com soma de resultados e pesos diferentes

Acredite: a categoria criou um sistema rocambolesco que tem classificação da equipe, volta mais rápida e resultado da prova anterior para definir as posições no grid de quem disputa o título de 2020

6 ago 2020 - 19h12
(atualizado às 21h24)
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Austin Dillon saiu vencedor na etapa do Texas da Nascar
Austin Dillon saiu vencedor na etapa do Texas da Nascar
Foto: Nascar Media / Grande Prêmio

A Nascar anunciou uma mudança no sistema de definição do grid, que será válida a partir da etapa no misto de Daytona, que acontece no dia 16. O método confuso substituirá o sorteio, que vem sendo realizado desde o retorno da categoria durante a pandemia, em maio.

O sistema consiste em multiplicar a posição no campeonato de equipes por 0.35, a posição da prova anterior por 0.5 e a volta mais rápida na prova anterior por 0.15. O piloto com a menor média deste cálculo larga na pole-position.

A categoria também determinou que a partir dos playoffs, que começam no dia 6 de setembro, em Darlington, todos os candidatos ao título largarão na frente. Ou seja, os 16 classificados tomam as 16 primeiras posições na primeira fase, baseado no novo sistema, os 12 classificados ocupam o top-12 da fase seguinte e assim em diante.

Brad Keselowski venceu a corrida mais recente da Nascar, em New Hampshire
Brad Keselowski venceu a corrida mais recente da Nascar, em New Hampshire
Foto: Nascar / Grande Prêmio

"Considerando o feedback das equipes, pilotos e fãs, a NASCAR implementou essas mudanças para aprimorar a competição à medida que nos aproximamos dos playoffs", declarou Scott Miller, presidente sênior de competição da Nascar.

A categoria também anunciou que a partir da rodada dupla do Michigan, que acontece neste fim de semana, as relargadas seguirão com a "regra da escolha". Os pilotos escolherão relargar na linha de dentro ou de fora dos ovais, o que adiciona um tempero de estratégia e imprevisiblidade.

A medida não será válida para as provas nos mistos ou em Superspeedways como Daytona e Talladega.

"Recebemos apenas comentários positivos dos pilotos sobre a regra de escolha após a corrida All-Star, e sentimos que era uma adição importante ao procedimento de relargada. O sorteio aleatório nos serviu bem durante o retorno às corridas, mas é importante que o grid inicial seja baseado no desempenho à medida que nos aproximamos dos playoffs. Toda a indústria está alinhada com a implementação de um sistema baseado em concorrência para determinar a ordem de largada e a seleção de boxes", completou.

Grande Prêmio
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