MotoGP: Pedro Acosta é o mais rápido em treino classificatório no inédito Balaton Park
Domínio espanhol na Hungria com Acosta na pole e Márquez logo atrás; Aprilia sofre com falhas mecânicas e sessão tem momentos polêmicos
Na manhã desta sexta-feira (22), o circuito de Balaton Park recebeu o primeiro treino livre e o treino classificatório. Na sessão inicial, o domínio foi completamente espanhol: Marc Márquez registrou o melhor tempo, com 1min37s956, seguido por Pol Espargaró, que substituiu Maverick Viñales neste fim de semana, e Pedro Acosta completando o top 3.
No entanto, o treino também foi marcado por incidentes com a Aprilia. As motos de Jorge Martín e Raúl Fernández tiveram os motores estourados durante a sessão. No caso de Fernandez, a moto derramou óleo e começou a pegar fogo. O incidente foi controlado mas levou à apresentação da bandeira vermelha, interrompendo a sessão para a limpeza da pista.
Como foi o classificatório:
No treino classificatório, Pedro Acosta marcou a volta mais rápida, registrando 1min37.061, apenas seis milésimos à frente de Marc Márquez, que dominou a maior parte da sessão, mas acabou sendo superado pelo compatriota. Mesmo com uma queda a menos de dois minutos do fim, Acosta manteve o primeiro lugar.
A sessão foi movimentada. Marco Bezzecchi escapou para a brita, mas conseguiu controlar a moto sem maiores consequências. Miguel Oliveira abriu bons primeiros setores, mas não foi o suficiente e o português terminou em P12.
Nos minutos finais, Álex Márquez diminuiu a velocidade ao se aproximar de uma KTM que estava na zebra e acabou atrapalhando também a volta de Jack Miller. Na sequência, ambos interferiram na volta de Pecco. O incidente será avaliado pela direção de prova após a sessão.
Próximo do fim da sessão, Fabio Quartararo saiu do fundo da tabela e alcançou a décima posição. Joan Mir também avançou e tirou Jorge Martín da classificação para o Q2, enquanto Bagnaia, em dia difícil, ficou apenas em 13º.
Os dez pilotos classificados para o Q2 foram: Pedro Acosta, Marc Márquez, Álex Márquez, Fermín Aldeguer, Enea Bastianini, Franco Morbidelli, Joan Mir, Pol Espargaro, Luca Marini e Fabio Quartararo.
A MotoGP volta às pistas no sábado (23) às 05:50, no horário de Brasília, para a classificação.