MotoGP: Marc Márquez pôs "fim" à lua de mel de Bagnaia com a Ducati
O italiano, que foi bicampeão com a equipe em 2022 e 2023, tem sofrido desde a chegada do espanhol à montadora
A chegada de Marc Márquez à Ducati foi controversa para muitos. Da quase aposentadoria de 2020 para 2023, até ser contratado pela equipe que domina a categoria nos últimos anos, a escolha de ter o octacampeão gerou muitas adversidades na bolha italiana.
Francesco Bagnaia foi bicampeão da MotoGP em 2022 e 2023 com a Ducati, e sempre foi adorado pela equipe e pelos fãs italianos. Pupilo de Valentino Rossi e vencendo por uma montadora italiana, o piloto 63 tinha o mundo em suas mãos.
Porém, desde as polêmicas em 2024 sobre quem seria seu companheiro de equipe e após perder o título para Jorge Martín que estava na equipe satélite da Ducati, muito se fala sobre uma possível saída de Bagnaia da Ducati em um futuro não tão distante.
Atualmente, Marc Márquez lidera o campeonato com 467 pontos e dominando quase que completamente a temporada de 2025, podendo confirmar seu título já em San Marino. Enquanto o vice-campeonato está nas mãos de seu irmão, Álex Márquez, em uma equipe satélite e com a GP24 (moto anterior da Ducati). Bagnaia é o terceiro colocado, com 239 pontos de diferença para seu companheiro de equipe, seguido por Marco Bezzecchi com apenas 31 pontos de desvantagem.
A volta de Márquez ao topo e a queda de desempenho de Bagnaia fizeram com que o clima na equipe não fosse das melhores. Após a classificação do sábado, onde terminou em 21°, o italiano disse que " não tem solução ", pois ele vai ao limite e as coisas não mudam.
Outro ponto importante na corrida deste sábado foi a consagração da Ducati como campeã de construtores, mas enquanto todos comemoravam com Márquez, que venceu a Sprint, Pecco estava no box lamentando a 14° posição na corrida.
As cenas dos próximos capítulos parecem não favorecer o bicampeão, que é uma das principais peças para o mercado de pilotos para as próximas temporadas, que apesar de ainda ter contrato com a Ducati, não parece mais ser o lugar a qual pertence.