PUBLICIDADE

McLaren MP4-25: carro inovador rende vice de Construtores em 2010 com Hamilton

Depois de um ano difícil em 2009, o campeonato seguinte revelou uma McLaren mais competitiva. A bordo do MP4-25, Lewis Hamilton conquistou três vitórias, nove pódios e uma pole. Em conjunto com Jenson Button, a equipe inglesa só perdeu para a Red Bull

20 out 2020 - 04h03
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio / Grande Prêmio

Na temporada 2010 da Fórmula 1, Lewis Hamilton ganhou um novo companheiro de equipe. Recém-coroado campeão no ano anterior, Jenson Button se juntou à McLaren para formar uma dupla inglesa. E aos dois campeões foi entregue o modelo MP4-25, empurrado pelos motores da Mercedes. A pintura do carro seguiu o que já havia se tornado tradicional: predomínio do vermelho e prata, com detalhes em branco e preto.

O projeto foi liderado por Paddy Lowe, Neil Oatley, Tim Goss e Doug McKiernan. A robusta e inovadora asa traseira do carro chegou a ser questionada por equipes rivais antes mesmo de um campeonato começar. O bólido ainda possui a cobertura de motor conhecida como barbatana de tubarão. Os comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) consideraram que o recurso estava dentro do regulamento e aprovaram o carro da McLaren.

Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio / Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Em 2010, o carro da McLaren ainda desenvolveu um sistema de dutos de ar, que apresentou enorme funcionalidade aerodinâmica e trouxe mais performance em retas, principalmente. A inovação chegou a ser copiada por algumas equipes durante a temporada.

O MP4-25 conduziu a McLaren ao vice-campeonato naquele ano, pontuando em todas as 19 etapas. Ao todo, foram 454 pontos e cinco vitórias de Hamilton e Button. A Red Bull foi a campeã, com Sebastian Vettel - o primeiro título do alemão na Fórmula 1.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade