“Mais calmo, mais experiente”: Fraga fala sobre a decisão na Stock Car e garante futuro no endurance
Em entrevista ao Parabólica, Fraga conta sobre a confiança para a decisão da Stock Car, a evolução na carreira e os planos para 2026.
Principal candidato ao título da Stock Car na decisão marcada para este final de semana, Felipe Fraga chega ao fim de semana mais importante do ano com um misto de confiança, tranquilidade e consciência. Em entrevista exclusiva, o piloto da Eurofarma-RC avaliou sua temporada, comparou o momento atual com sua primeira disputa de título em 2016 e comentou seus planos no endurance para 2026.
Fraga chega à final dividindo o protagonismo dentro da própria equipe, já que disputa o título diretamente com seu companheiro, Gaetano Di Mauro. Ele destaca que a rivalidade permanece apenas nas pistas e admite que a pressão por um título nunca desaparece, mesmo para quem já foi campeão. A boa fase da equipe e o desempenho do carro em condições de chuva também reforçam o otimismo do piloto:
“A gente trabalha muito duro o ano inteiro pra ser campeão, então quando chega na disputa a gente quer concluir o trabalho. É muito tenso, mas estou preparado. Fiz um ano bom, a equipe fez um trabalho incrível. Acho que a gente merece.”
“Estou muito satisfeito com tudo que aconteceu até agora e preparado para enfrentar essa final. Acho que vai ser bem tumultuado porque tem bastante previsão de chuva. Mas é aquela coisa, igual para todo mundo.”
O piloto também ressaltou o desempenho do carro na chuva:
“As corridas que tiveram chuva, o nosso carro foi muito bom. Foi Campo Grande e Cuiabá. Então estou muito animado. Espero que acabe logo aí, se Deus quiser, no sábado já, para se ganhar esse campeonato.”
Ao ser questionado pela equipe do Parabólica, sobre a mudança de mentalidade desde o título em 2016 contra Rubens Barrichello, Fraga destacou o quanto evoluiu ao longo dos últimos anos:
“Mudou muita coisa. Já passei por outras decisões, por corridas grandes como Daytona e Le Mans. A gente vai tomando pedrada e fica mais calejado.”
“Mas mesmo assim, a responsabilidade é a mesma. Eu tenho que acelerar, fazer um bom trabalho, senão não vai dar certo. Então é diferente, mas ao mesmo tempo é um pouco mais calmo pra mim pela experiência, né? São nove anos, a gente, cada ano que passa, querendo ou não, aprende mais alguma coisa.”
A vivência internacional, especialmente em corridas de endurance, moldou o estilo de pilotagem que o piloto trouxe para a Stock Car. Ele resume em uma palavra: paciência:
“Corrida de 24 horas é como se fosse um campeonato inteiro condensado. Tem que ser rápido, mas evitar problemas. Tentei trazer isso pra Stock: ser agressivo, mas sem bater. Acho que essa foi a chave do nosso ano.”
Acho que o ano que estive na DTM me ajudou muito. Foi um ano que eu estava muito rápido, só que batia muito. Então eu lembrei muito desse campeonato e pensei muito no que eu poderia fazer melhor do que aquele ano”
O piloto também confirmou que, apesar de ter deixado a Riley Motorsport na LMP2, seguirá no IMSA na próxima temporada, agora defendendo a Myers Riley na classe GTD. Além disso, disputará a Stock Car e um terceiro campeonato, ainda não divulgado pelo piloto.
“Serão 27 corridas no ano que vem. Quero muito buscar uma vaga no Hypercar ou GTP. É difícil, mas tudo na minha carreira foi difícil até dar certo. Gosto dessas metas… Então eu não posso sair dos protótipos agora, mas eu vou estar ano que vem em três campeonatos. Então vai ser um ano bem legal.”
Em sequência, Fraga revelou que, apesar de já ter alcançado diversos objetivos ao longo da carreira, a sensação de busca constante segue sendo o que o move. Ele relembra que, há dez anos, sonhava apenas em chegar à Stock Car, sonho que realizou. Depois veio o desejo de competir no GT3, de se tornar piloto de fábrica de migrar para os protótipos.
“Correr ali no lugar que eu tô no IMSA é muito bom, tô muito satisfeito com isso. Se for para falar hoje, o que eu quero muito que aconteça na minha carreira, é conseguir uma vaga no Hypercar ou no GTP, sabe? Isso é o que eu mais queria”
“É muito difícil, mas da mesma forma que tudo que eu fiz até hoje era também. Então eu gosto de ter essas metas e ir tentando, né? Ano que vem eu vou estar na equipe que tem ligação com a equipe Hypercar da FORD. Então pra mim é muito bom poder ter uma chance dessa pra mostrar serviço. E aí a gente nunca sabe o que pode acontecer.”
Na decisão da Stock Car, Felipe Fraga chega com vantagem de 114 pontos sobre Gaetano Di Mauro. Essa margem permite ao piloto sonhar com a definição do título já neste sábado: para garantir o bicampeonato na corrida Sprint e evitar o drama do domingo, Fraga precisa abrir uma diferença superior aos pontos restantes em jogo. Na prática, o tocantinense precisa terminar na 12ª colocação sem depender de resultados do companheiro de equipe