Le Mans: Porsche assume a ponta na primeira hora
Com largada limpa, Andlauer brilhou nos Hypercars e Aston Martin dominou na LMGT3; corrida teve disputas intensas em todas as categorias
Na manhã deste sábado, 14 de junho, foi dada a largada para mais uma edição da lendária 24 Horas de Le Mans. A tradicional corrida de endurance, que reúne as categorias Hypercar, LMP2 e LMGT3, começou com uma largada limpa, sem incidentes, marcando o início de um verdadeiro espetáculo do automobilismo mundial.
Nos Hypercars, a Cadillac manteve a liderança nos primeiros instantes, com W. Stevens no comando do carro #12, seguida de perto pelo outro Cadillac, o #38, guiado por E. Bamber. O brasileiro Felipe Nasr, representando a Porsche Penske, fez boa largada e avançou até a quarta posição.
Na LMP2, o carro #29 da TDS Racing sustentou o primeiro lugar, enquanto na LMGT3, o destaque foi para o Aston Martin de Mattia Drudi, que largou da pole e manteve a liderança. A BMW WRT com o carro #46 de Van der Linde conquistou a segunda colocação, seguida pela Ferrari Vista AF, Iron Lynx e TF Sport, que completaram o top 5.
Com o passar do tempo, as posições começaram a se alterar. O Porsche #5, com Andlauer ao volante, superou os dois Cadillacs e assumiu a liderança da Hypercar. Já o Toyota #8 de Buemi perdeu rendimento e caiu para a 11ª colocação. O Porsche #99, conduzido por Jani, manteve-se na 19ª posição.
Na LMGT3, após os primeiros 20 minutos de prova, a liderança seguiu com a Aston Martin #27 de Drudi, seguido pela Mercedes Iron Lynx #61 com M. Martin, e o Lexus Akkodis ASP #78 de Hawksworth. A BMW WRT #46 com Van der Linde ocupava o quarto lugar, com a Ferrari Vista AF Corse #54, de Rigon, em quinto.
A liderança na Hypercar se manteve com a Porsche Penske #5 de Andlauer, à frente do Cadillac #12 de Stevens. Felipe Nasr continuava no top 4. Mais atrás, uma boa disputa pela sétima posição aconteceu entre Estre, da Porsche, e Magnussen, da BMW WRT, melhor para Estre, que levou a melhor na briga.
As emoções continuaram intensas na LMGT3. No minuto 36, Hawksworth liderava com o Lexus #78 após marcar 1:31.892, seguido por Martin, Eastwood (TF Sport), Van der Linde e Rigon, completando os cinco primeiros.
Pela LMP2, após 50 minutos de corrida, o carro #43 da Inter Europol, com T. Dillmann, assumiu a liderança. O segundo lugar ficou com o carro #28 da IDEC Sport, conduzido por J. Van Uitert, seguido pelo #16 da RLR M Sport com Pilet, o #11 da Proton Competition com Viscaal, e o #48 da VDD Panis Racing, comandado por E. Masson. Mais atrás, Theo Pourchaire, da Algarve Pro Racing, fazia grande prova e conquistava posições.
Houve um pequeno incidente entre um carro da United LMGT3 e um Hypercar, mas sem consequências graves. No finalzinho da primeira hora, um erro de freada causou problemas ao Peugeot #93 de Paul Di Resta, que perdeu a traseira nas curvas Porsche, danificando boa parte da carroceria. O carro conseguiu retornar aos boxes para troca de peças.