Governo da Argentina anuncia retorno da MotoGP a Buenos Aires em 2027
Autódromo Gálvez será reformado para receber o evento e mira também futuro retorno da Fórmula 1 à capital argentina
A MotoGP, principal categoria do motociclismo mundial, está de volta a Buenos Aires. A cidade foi confirmada como sede da competição a partir de 2027, marcando o retorno ao tradicional autódromo Oscar y Alfredo Gálvez após 27 anos. A última edição na capital argentina ocorreu em 1999.
O anúncio foi feito pelo chefe do Governo da Cidade, Jorge Macri, que celebrou o feito durante evento realizado no autódromo, em Villa Riachuelo, na manhã desta segunda-feira (21). Segundo ele, a pista passará por uma reforma completa, com melhorias em infraestrutura, segurança e tecnologia para atender aos padrões internacionais da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
“As maiores estrelas do motociclismo voltarão a acelerar no Gálvez, e isso nos coloca novamente no mapa dos grandes eventos esportivos globais”, afirmou Macri. Ele destacou ainda que essa conquista é fruto de um esforço conjunto: “Buenos Aires está pronta para voltar a ser referência no esporte internacional. Vamos dar ao nosso público um espetáculo de altíssimo nível”.
As obras devem começar em outubro de 2025 e serão comandadas pela Tilke Engineers & Architects, empresa responsável por diversos circuitos da Fórmula 1 ao redor do mundo. O novo traçado terá cerca de 5.000 metros, combinando os atuais circuitos 8 e 6 do autódromo, que também ganhará novos boxes, paddock e áreas de escape.
A reforma também visa preparar o circuito para receber eventos automobilísticos de grande porte. O projeto busca obter homologação Grau 2 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o que permitiria corridas de todas as categorias, exceto a F1. “Esse é apenas o primeiro passo. Vamos trabalhar para trazer também a Fórmula 1 de volta à Argentina”, reforçou o dirigente.
Com a nova estrutura, o Gálvez poderá receber até 150 mil pessoas por edição, além de alcançar milhões de espectadores via streaming e TV em mais de 200 países. Para Carlos Ezpeleta, diretor esportivo da Dorna Sports, o retorno a Buenos Aires tem importância estratégica: “Este é um mercado apaixonado por velocidade, com enorme potencial de público e história no motociclismo. Estamos entusiasmados com essa nova fase”.
A região terá ainda mais destaque no cenário internacional, já que, a partir de 2026, o Brasil também passará a sediar uma etapa do MotoGP. O Grande Prêmio do Brasil será realizado no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia